Excelência profissional

a convergência necessária de variáveis psicológicas

Autores/as

  • Leandro da Silva ALMEIDA Universidade do Minho, Instituto de Educação.
  • Solange Muglia WECHSLER Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. C

Palabras clave:

Cognição, Criatividade, Excelência, Motivação, Personalidade

Resumen

O estudo da excelência humana assume essencialmente dois enfoques, um deles acentuando as variáveis psicológicas dos indivíduos e outro enfatizando as aquisições decorrentes da prática ou treino deliberado. Neste artigo procurou- -se integrar tais estudos, propondo que o surgimento e a manutenção da excelência pressupõem uma constelação de variáveis psicológicas que vão para além da alta capacidade intelectual. Mais concretamente, descreveu-se um conjunto de variáveis cognitivas, motivacionais e de personalidade, assumidas como relevantes na excelência profissional em diferentes áreas de desempenho e de conhecimento. No seio das variáveis cognitivas e, fazendo uma ponte com as variáveis de personalidade, destaca-se o papel da criatividade para a excelência, reconhecendo a sua particular relevância em algumas áreas de realização profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Ackerman, P. L. (1996). A theory of adult intellectual development: Process, personality, interests, and knowledge. Intelligence, 22(2), 229-259.

Ackerman, P. L. (2000). Domain-specific knowledge as the “dark matter” of adult intelligence: Gf/Gc, personality, and interest correlates. Journals of Gerontology: Psychological Sciences, 55B, 69-84.

Alencar, E. M. L. S. (2007). Características socioemocionais dos superdotados: questões atuais. Psicologia em Estudo, 12(2), 371-378.

Almeida, L. S., Guisande, M. A., & Ferreira, A. I. (2009). Inteligência: perspectivas teóricas. Coimbra: Livraria Almedina.

Amabile, T. M., & Mueller, J. S. (2008). Studying creativity, its processes, and its antecedents: An exploration of the componential theory of creativity. In J. Zhou & C. E. Shalley (Eds.), Handbook of organizational creativity (pp.33-64). New York: Lawrence Erlbaum

Araújo, L. S., Cruz, J. F. A., & Almeida, L. S. (2011). A entrevista no estudo da excelência: uma proposta. Psychologica, 52(1), 253-280.

Chase, W. G., & Simon, H. A. (1973). Perception in chess. Cognitive Psychology, 4, 55-81.

Clayton, V. P., & Birren, J. E. (1980). The development of wisdom across the life-span: A reexamination of an ancient topic. In P. B. Baltes & O. G. Brim Jr. (Eds.), Life-span development and behavior (Vol.3, pp.103-135). New York: Academic Press.

Csikszentmihalyi, M. (1997). Finding flow. New York: Harper & Row.

Deci, E. L., & Ryan, R. M. (2000). The “what” and the “why” of goals pursuits: Human needs and the selfdetermination of behavior. Psychology Inquiry, 11(4), 227-268.

Ericsson, K. A. (2005). Recent advances in expertise research: A commentary on the contributions to the special issue. Applied Cognitive Psychology, 19(2), 233-241.

Ericsson, K. A., & Lehmann, A. C. (1996). Expert and exceptional performance: Evidence of maximal adaptation to task constraints. Annual Review of Psychology, 47, 273-305.

Ericsson, K. A., Krampe, R.T., & Tesch-Homer, C. (1993). The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance. Psycological Rewiew, 100(3), 363-406.

Fleith, D. S. (2007). Altas habilidades e desenvolvimento socioemocional. In D. S. Fleith & E. M. L. S. Alencar (Eds.), Desenvolvimento de talentos e altas habilidades (pp.41-50). Porto Alegre: Artes Médicas.

Frost, R. O., Marten, P., Lahart, C., & Rosenblate, R (1990). The dimensions of perfectionism. Cognitive Therapy and Research, 14(5), 449-468.

Gable, S. L., & Haidt, J. (2005). What (and why) is positive psychology? Review of General Psychology, 9(2), 103-110.

Gagné, F. (2004). Transforming gifts into talents: The DMGT as a developmental theory. High Ability Studies, 15(2), 119-147.

Gagné, F. (2015). De los genes al talent: La perspectiva DMGT/CMTD. Revista de Educación, 368, 12-39.

Garcia-Santos, S., & Almeida, L. S. (2008). Historiometria: um método na investigação da excelência. Sobredotação, 9, 77-86.

Garcia-Santos, S. C., Almeida, L. S., & Werlang, B. S. G. (2012). Human excellence: The contribution of personality. Paideia, 22(52), 271-279.

Getzels, J. W., & Jackson, P. J. (1962). Creativity and intelligence: Explorations with gifted students. New York: John Wiley

Halpern, D. F. (2012). Sex differences in cognitive abilities. New York: Psychology Press

Jauk, E., Benedek, M., Dunst, B., & Neubauer, A. C. (2013). Relationship between intelligence and creativity: New support for the threshold hypothesis by means of empirical breakpoint detection. Intelligence, 41(4), 212-221.

Kirton, M. (1994). Adaptors and innovators styles of creativity and problem solving. London: Routledge.

Linley, P. A., Joseph, S., Harrington, S., & Wood, A. M. (2006). Positive psychology: Past, present, and (possible) future. The Journal of Positive Psychology, 1(1), 3-16

Lubart, T. (2007). Psicologia da criatividade. Porto Alegre: ArtMed.

Lubinski, D., & Benbow, C. P. (2000). States of excellence. American Psychologist, 55(1), 137-150.

Lubinski, D., Benbow, C. P., Webb, R. M., & Bleske-Rechek, A. (2006). Tracking exceptional human capital over two decades. Psychological Science, 17(3), 194-199.

Lubinski, D., Benbow, C. P., Shea, D. L., Eftekhari-Sanjaui, H., & Halvorson, M. B. J. (2001). Men and women at promise for scientific excellence: Similarity not dissimilarity. Psychological Science, 12(4), 309-317

Maslow, A. H. (1968). Toward a psychology of being. New York: Van Nostrand.

Matos, D. S., Cruz, J. F. A., & Almeida, L. S. (2011). Excelência no desporto: para uma compreensão da “arquitectura” psicológica dos atletas de elite. Motricidade, 7(4), 27-41.

McCrae, R. R., & Costa Jr., P. T. (1997). Personality trait structure as a human universal. American Psychologist, 52(5), 509-516.

McNulty, J. K., & Fincham, F. D. (2012). Beyond positive psychology? Toward a contextual view of psychological processes and well-being. American Psychologist, 67(2), 101-110.

Monteiro, S. C., Almeida, L. S., & Vasconcelos, R. M. (2012). Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13(2), 153-162.

Monteiro, S., Castro, M., Almeida, L., & Cruz, J. F. A. (2009). Alunos de excelência no ensino superior: comunalidades e singularidades na trajectória académica. Análise Psicológica, 1(XVII), 79-87.

Mundim, M. C., & Wechsler, S. M. (2007). Estilos de pensar e criar em gerentes organizacionais e subordinados. Boletim de Psicologia, 126 (XVII), 15-32.

Nakano, T. C. (2007). Criatividade: características da produção científica brasileira. Avaliação Psicológica, 6(2), 261-270.

Nosek, B. A., Smyth, F. L., Sriram, N., Lindner, N. M., Devos, T., Ayala, A., ... Greenwald, A. G. (2009). National differences in gender-science stereotypes predict national sex-differences in Science and Math achievement. Proceedings of the National Academy of Science, 106(26), 10593-10597.

Nusbaum, E. C., & Silvia, P. J. (2011). Are intelligence and creativity really so different? Fluid intelligence, executive processes, and strategy use in divergent thinking. Intelligence, 39(1), 36-45.

Pfeiffer, S., & Wechsler, S. M. (2013). Youth leadership: A proposal for identifying and developing creativity and giftedness. Estudos de Psicologia (Campinas), 30(2), 219-229. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-16 6X2013000200008

Primi, R. (2002). Complexity of geometric inductive reasoning tasks: Contribution to the understanding of fluid intelligence. Intelligence, 30(1), 41-70

Renzulli, J. S. (1986). The three-ring conception of giftedness: A developmental model for creative productivity. In R. Sternberg & J. E. Davidson (Eds.), Conceptions of giftedness (pp.53-92). Cambridge: Cambridge University Press.

Renzulli, J. S. (2002). Emerging conceptions of giftedness: Building a bridge to the new century. Exceptionality, 10(2), 67-75.

Renzulli, J. S., & Gaesser, A. H. (2015). Un sistema multicriterial para la identificación del alumnado de alto rendiminento y de alta capacidad creativo-productiva. Revista de Educación, 368, 96-131.

Rogers, C. R. (1961). On becoming a person. Boston: Houghton Mifflin Company.

Ruiz, L. M., Sánchez, M., Durán, J., & Jiménez, C. (2006). Los expertos en el deporte: su estudio y análisis desde una perspectiva psicológica. Anales de Psicología, 22(1), 132-142.

Runco, M. (2007). Creativity. Theories and themes: Research, development and practice. Burlington, MA: Elsevier Academic Press.

Runco, M., Millar, G., Acar, S., & Cramond, B. (2010). Torrance tests of creative thinking as predictors of personal and public achievement: A fifty-year follow-up. Creativity Research Journal, 22(4), 361-368

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2004). Autonomy is no illusion: Self-determination theory and the empirical study of authenticity, awareness, and will. In J. Greenberg, S. L. Koole, & T. Pyszczynski (Eds.), Handbook of experimental existential psychology (pp.449-479). New York: The Guilford Press.

Sainz, M., Soto, G., Almeida, L., Ferrándiz, C., Fernández, M. C., & Ferrando, M. (2011). Componentes socioemocionales y creatividad según nivel de inteligencia. Revista Electrónica de Formación del Profesorado, 14(3), 97-106.

Seligman, M. (2002). Positive psychology, positive prevention, and positive therapy. In C. R. Snyder & S. J. Lopez (Eds.), Handbook of positive psychology (pp.3-9). New York: Oxford University Press.

Seligman, M., & Csikszentmihalyi, M. (2000). Positive Psychology: An introduction. American Psychologist, 55(1), 5-14.

Shanteau, J., Weiss, D. J., Thomas, R. P., & Pounds, J. C. (2002). Performance-based assessment of expertise: How to decide if someone is an expert or not. European Journal of Operational Research, 136(2), 253-263.

Sheldon, K. M., & King, L. (2001). Why positive psychology is necessary. American Psychologist, 56(3), 216-217.

Solow, R. (2001). Parents’ conceptions of giftedness. Gifted Child Today, 24(2), 14-22.

Sternberg, R. J. (1998). Metacognition, abilities, and developing expertise: What makes an expert student? Instructional Science, 26, 127-140.

Sternberg, R. J. (2001). Giftedness as developing expertise: A theory of the interface between high abilities and achieved excellence. High Ability Studies, 12(2), 159-179.

Sternberg, R. J. (2003). A broad view of intelligence: The theory of successful intelligence. Consulting Psychology Journal: Practice and Research, 55(3), 139-154.

Sternberg, R. J., & Grigorenko, E. (1997). Are cognitive styles still in style? American Psychologist, 52(7), 700-712.

Stoeber, J., & Otto, K. (2006). Positive perfectionism: Conceptions, evidence, challenges. Personality and Social Psychology Review, 10, 219-319.

Trost, G. (2000). Prediction of excellence in school, higher education and work. In K. Heller, F. Mönks, R. Sternberg, & R. Subotnik (Eds.), International handbook of giftedness and talent (2nd ed.). Oxford: Pergamon Press.

Vallerand, R. J. (2008). On the psychology of passion: In search of what makes people’s lives most worth living. Canadian Psychology, 49(1), 1-13.

Vallerand, R. J. (2010). On passion for life activities: The dualistic model of passion. In M. P. Zanna (Ed.), Advances in experimental social psychology (Vol.42, pp.97-193). New York: Academic Press.

Virgolim, A. M. R., & Konkiewitz, E. C. (2014). Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade. Campinas: Papirus Editora.

Wechsler, S. M. (2006). Estilos de pensar e criar. Campinas: LAMP/IDB digital.

Wechsler, S. M. (2008). Criatividade: descobrindo e encorajando (3a ed.). Campinas: LAMP/PUC-Campinas.

Wechsler, S. M., Oliveira, K. L., & Suárez, J. T. (2015). Criatividade e saúde mental: desenvolvendo as forças positivas do caráter. In M. F. Morais, L. C. Miranda, & S. M. Wechsler (Eds.), Criatividade: aplicações práticas em contextos internacionais (pp.59-76). São Paulo: Vetor.

Wechsler, S. M., Vendramini, C., & Oakland, T. (2012). Thinking and creative styles: A validity study. Creativity Research Journal, 24(2-3), 235-242.

Winner, E. (2000). The origins and ends of giftedness. American Psychologist, 55(1), 159-169.

Zimmerman, B. J. (2002). Achieving academic excellence: A self-regulatory perspective. In M. Ferrari (Ed.), The pursuit of excellence in education (pp.85-110). Hillsdale, NJ: Erlbaum.

Publicado

2023-04-14

Cómo citar

ALMEIDA, L. da S., & WECHSLER, S. M. (2023). Excelência profissional: a convergência necessária de variáveis psicológicas. Estudos De Psicologia, 32(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8337

Número

Sección

SEÇÃO ESPECIAL: CRIATIVIDADE E SUPERDOTAÇÃO