Interações e habilidades sociais entre universitários

um estudo correlacional

Autores

  • Gleiber COUTO Universidade Federal de Goiás, Departamento de Psicologia, Laboratório de Avaliação, Medidas e Instrumentação em Ciências da Saúde.
  • Luc VANDENBERGHE Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia
  • Wanessa Marques TAVARES Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Renata Limongi França Coelho SILVA Centro de Ensino Superior de Catalão, Curso de Direito

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Relações interpessoais, Universitários, Validade de teste

Resumo

As interações interpessoais são a base de todos os processos sociais. O objetivo deste estudo foi verificar como essas interações se relacionam com habilidades sociais e, ao mesmo tempo, investigar evidências de validade para o Checklist de Relações Interpessoais-II. Participaram 542 estudantes de diversos cursos de ensino superior do sudeste goiano, com idade entre 18 e 55 anos (M=21, DP=5,48), respondendo ao Inventário de Habilidades Sociais, de Del Prette, e ao Checklist de Relações Interpessoais-II. Os participantes com altos escores em habilidades sociais apresentaram mais posições interpessoais do quadrante Amigável-Dominador, enquanto o grupo de baixas habilidades sociais apresentou posições de Hostilidade-Submissão. Além disso, as posições interpessoais do grupo com boas habilidades sociais mostram mais variedade de posições interpessoais. As habilidades sociais têm correlações positivas com posições amigáveis, e correlações negativas com posições hostis e submissas. Esses resultados apoiam a validade para o checklist de relações interpessoais-II.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

COUTO, G., VANDENBERGHE, L., TAVARES, W. M., & SILVA, R. L. F. C. (2012). Interações e habilidades sociais entre universitários: um estudo correlacional. Estudos De Psicologia (Campinas), 29(Suplemento 1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8825