Questionário de Bem-Estar no Trabalho

estrutura e propriedades psicométricas

Autores

  • Patrícia Martins GOULART Universidade do Extremo Sul Catarinense, Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Psicologia.
  • Josep Maria Ribas BLANCH Universidad Autònoma de Barcelona, Facultad de Psicología, Departamento de Psicología Social.
  • Miguel Angel SAHAGÚN Universidad Autònoma de Barcelona, Facultad de Psicología, Departamento de Psicología Social.
  • Tamara Sarate BOBSIN Universidade do Extremo Sul Catarinense, Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Psicologia.

Palavras-chave:

Bem-estar psicossocial, Questionários, Trabalho, Validação de teste

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a estrutura e as propriedades psicométricas da versão brasileira do Questionário de Bem-Estar no Trabalho. Essa ferramenta foi projetada para uma medição particularmente sensível aos aspectos psicossociais do bem-estar no trabalho, bem como à natureza bipolar dessa experiência de bem-estar. O questionário foi aplicado a uma amostra constituída por 101 docentes de uma instituição comunitária de ensino superior no sul catarinense. A análise fatorial mostra dois fatores independentes no Questionário Bem-Estar no Trabalho, o primeiro considerando três escalas de bem-estar psicossocial (afetos, competências e expectativas), e o segundo levando em conta três escalas de efeitos colaterais (somatização, desgaste e alienação). As escalas mostraram uma alta consistência interna, com alfas de Cronbach de 95, 95, 97, 88, 93 e 80, respectivamente. O Questionário Bem-Estar no Trabalho reproduz fielmente a estrutura do modelo teórico assumido e reúne as propriedades técnicas necessárias para avaliar o bem-estar no trabalho em ambientes universitários.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

GOULART, P. M., BLANCH, J. M. R., SAHAGÚN, M. A., & BOBSIN, T. S. (2012). Questionário de Bem-Estar no Trabalho: estrutura e propriedades psicométricas. Estudos De Psicologia, 29(Suplemento 1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8823