Verbalizações de familiares durante aprendizagem de leitura e escrita por deficientes intelectuais

Autores

  • Priscila BENITEZ Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Departamento de Psicologia.
  • Camila DOMENICONI Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Departamento de Psicologia.

Palavras-chave:

Dicas, Escrita, Leitura, Software

Resumo

A utilização de um programa informatizado de ensino de leitura e escrita, aplicado por pais e familiares, permitiu analisar as verbalizações fornecidas pelos aplicadores, a fim de auxiliar os aprendizes nas tarefas de ensino. Embora tais verbalizações tenham sido identificadas em estudos anteriores, a presente pesquisa objetivou categorizar e quantificar os tipos de dicas verbais fornecidas pelos familiares na condição de monitores, em razão da falta de sistematização das mesmas. Participaram do estudo três responsáveis por três aprendizes com deficiência intelectual, expostos ao programa em suas residências. O procedimento constituiu na categorização e quantificação das dicas verbais emitidas pelos monitores. Como resultado, foram estabelecidas duas categorias de dicas: adequadas (Fornecer a instrução da tarefa e Elogiar) e inadequadas (Apontar erros na resposta do aprendiz e Responder pelo aprendiz). Sugere-se que seja adotada a categoria de dicas adequadas em treinamentos futuros de monitores, a fim de favorecer a interação inicial entre o aprendiz e o programa.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

BENITEZ, P., & DOMENICONI, C. (2012). Verbalizações de familiares durante aprendizagem de leitura e escrita por deficientes intelectuais. Estudos De Psicologia, 29(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8814