Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita

Autores

  • Márcia Maria Peruzzi Elia da MOTA Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia.

Palavras-chave:

Alfabetização, Cognição. Consciência metalinguística, Escrita

Resumo

Estudos realizados em línguas alfabéticas mostram que a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras - consciência morfológica-está associada ao sucesso no reconhecimento e compreensão de palavras na leitura. O português é uma língua com uma ortografia bastante regular em termos das correspondências entre letra e som. Neste estudo, investiga-se se o processamento da morfologia contribui para a escrita no português e se essa contribuição é independente de outros aspectos cognitivos da linguagem, como vocabulário e memória auditiva. Crianças de 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental constituíram a amostra. Os resultados das correlações de Pearson mostram que a consciência morfológica está associada à escrita; quando se controla a memória e o vocabulário, essa relação passa a ser significativa.

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Publicado

2012-03-30

Como Citar

MOTA, M. M. P. E. da. (2012). Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita. Estudos De Psicologia, 29(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8744