Inteligência e competência social na adaptação à universidade

Autores

  • Adriana Benevides SOARES Universidade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Vanuza FRANCISCHETTO Universidade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Adriana Penha da Costa Lima PEÇANHA Universidade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Jacqueline Maia de MIRANDA Universidade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Betânia Marques da Silva DUTRA Universidade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Palavras-chave:

Adaptação acadêmica, Inteligência, Habilidades sociais

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar a influência da inteligência e das habilidades sociais na adaptação acadêmica à universidade, assim como de dados sociodemográficos tais como sexo, idade, classe social e tipo de instituição de ensino. Participaram deste estudo 393 estudantes universitários, sendo 128 homens; 167 sujeitos estavam na faixa etária de mais de 20 anos, 101 de 20 a 30 anos; 31 de 31 a 40 anos e 26 acima de 40 anos; 55 participantes da classe social A, 134 da B e 94 das classes C e D; 184 pertenciam a instituições públicas. Foram utilizados como instrumentos o Inventário de Habilidades Sociais, o Questionário de Vivências Acadêmicas (versão reduzida) e o teste Matrizes Progressivas de Raven. Foram obtidos como principais resultados correlações significativas entre Habilidades Sociais e Adaptação Acadêmica, mas não foram encontrados resultados significativos entre inteligência e adaptação acadêmica

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

SOARES, A. B., FRANCISCHETTO, V., PEÇANHA, A. P. da C. L., MIRANDA, J. M. de, & DUTRA, B. M. da S. (2013). Inteligência e competência social na adaptação à universidade. Estudos De Psicologia, 30(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8629

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM