Indicadores de efetividade dos programas de intervenção em situações de bullying

revisão sistemática da literatura internacional

Autores

  • Fellipe Soares SALGADO Universidade Federal de Juiz de Fora, Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Luciana Xavier SENRA Universidade Federal de Juiz de Fora, Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Lélio Moura LOURENÇO Universidade Federal de Juiz de Fora, Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palavras-chave:

Adolescente, Bullying, Criança, Intervenção

Resumo

A revisão sistemática foi realizada em 2011, visando levantar artigos referentes aos indicadores de efetividade dos programas de intervenção em situações de bullying. Selecionaram-se 165 artigos indexados nas bases Web of Science, PsycInfo, Redalyc, Dialnet e Eric. As variáveis de análise foram: frequências por periódico, ano, país, autoria e indicadores de efetividade dos programas de intervenção em situações de bullying. O “International Journal of Psychology” e “Psychological Therapy” evidenciaram o maior percentual de publicações (8,7%); o ano de 2010, o maior número de indexações (51,0); e Espanha (33,9%) e Estados Unidos da América (23,6%), os países com mais artigos. Em relação aos indicadores de efetividade dos programas para situações de bullying, constatou-se que 30,9% dos artigos consideraram fundamental a capacitação docente; 26,11%, a necessidade de conscientização sobre o fenômeno; e 23,6%, o suporte individual e/ou coletivo para os alunos como elementos de maior impacto e eficácia na intervenção em situações de bullying.

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Publicado

2014-03-31

Como Citar

SALGADO, F. S., SENRA, L. X., & LOURENÇO, L. M. (2014). Indicadores de efetividade dos programas de intervenção em situações de bullying: revisão sistemática da literatura internacional. Estudos De Psicologia, 31(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8401

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM