Caracterização da supervisão em um centro formador de Psicologia da Saúde

Autores

  • Luan Flávia Barufi FERNANDES Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica.
  • Maria Cristina de Oliveira Santos MIYAZAKI Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Departamento de Psiquiatria e Psicologia, Laboratório de Psicologia e Saúde.
  • Edwiges Ferreira de Mattos SILVARES Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica

Palavras-chave:

Formação profissional, Psicologia da saúde, Supervisão clínica

Resumo

Este estudo tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre a formação do psicólogo na área de Psicologia da Saúde, caracterizando o supervisor e a experiência de supervisão, com base em pesquisa desenvolvida em um centro de formação em Psicologia da Saúde localizado no interior do estado de São Paulo. Como instrumento, foi utilizado o Inventário de Levantamento de Atividades de Supervisão, em uma versão para os supervisores e outra para os supervisionandos. Participaram do estudo 21 supervisores e 21 aprimorandos. Os supervisores, em sua maioria, eram mulheres com ampla experiência e com titulação de especialização ou mestrado. A análise das respostas indicou que a avaliação do processo de supervisão foi positiva para os participantes nos aspectos: empatia e atenção à experiência afetiva, aprendizagem e autoexpressão, compreensão das dificuldades, e responsividade às necessidades dos aprimorandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bastos, A. V. B., & Gondim, S. M. G. (Orgs.). (2010). O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto Alegre: Artmed.

Belar, C. D. (2008). Supervisory issues in clinical health psychology. In C. D. Belar, C. A. Falander, & E. P. Shafranske (Eds.), Casebook for clinical supervision: A competency-basead approach (pp.197-209). Washington, DC: American Psychological Association.

Belar, C. D., & Deardorff, W. W. (2009). Becoming a clinical health psychologist. In C. D. Belar & W. W. Deardorff. Clinical health psychology in medical settings: A practitioner’s guidebook (pp.17-45). Washington, DC: American Psychological Association.

Campos, L. F. L. (1999). Avaliação do estilo, personalidade e foco na atuação do supervisor de estágios clínicos. Estudos de Psicologia (Campinas), 16(1), 45-61.

Falander, C. A., Comish, J. A., Goodyear, R., Hatcher, R., Kaslow, N. J., Levanthal, G., ... Grus, C. (2004). Defining competencies in psychology supervision: A consensus statement. Journal Clinical Psychology, 60(7), 771-785

Figueiredo, A. C., Fernandes, S. C., Martins, C. C., & Ramalho, V. L. (2007). Supervisão: estilos, satisfação e sintomas depressivos em estagiários de psicologia. Psico - USF, 12(2), 239-248.

Fundação do Desenvolvimento Administrativo. (2008). Manual de orientação: Programa de Aprimoramento Profissional, PAP. São Paulo: Autor.

Gatti, A. L., & Jonas, A. L. (2007). Caracterização do atendimento psicoterápico a adultos em clínica-escola no ano de 2005. Integração, 13(48), 89-93.

Guimarães, S. S. (2002). O estudante na enfermaria estágio: pesquisa ou assistência? In H. J. Guilhardi, M. B. B. P. Madi, P. P. Queiroz, & M. C. Scoz (Orgs.), Sobre comportamento e cognição: contribuições para a construção da teoria do comportamento (pp.367-372). Santo André: Esetec.

Gorayeb, R. (2010). Psicologia da saúde no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(Esp), 115-122.

Jorge, L. (2006). Aspectos da contemporaneidade na relação supervisor/estagiário/cliente. In C. Ramos, G. G. Silva, & S. Souza (Orgs.), Práticas psicológicas em instituições: uma reflexão sobre os serviços-escola (pp.146-154). São Paulo: Vetor.

Kilminster, S. M., & Folly, B. C. (2000). Effective supervision in clinical practice settings: A literature review. Medical Education, 34(10), 827-840.

Löhr, S. S., & Silvares, E. F. M. (2006). Clínica-escola: integração da formação acadêmica com as necessidades da comunidade. In E. F. M. Silvares (Org.), Atendimento psicológico em clínicas-escola (pp.11-22). Campinas: Alínea.

Matarazzo, J. D. (1980). Behavioral health and behavioral medicine: Frontiers for a new Health Psychology. American Psychologist, 35(9), 807-817.

Miyazaki, M. C. O. S., Domingos, N. A. M., Valerio, N. I., Santos, A. R. R., & Rosa, L. T. B. (2002). Psicologia da saúde: extensão de serviços à comunidade, ensino e pesquisa. Psicologia USP, 13(1), 29-53.

Miyazaki, M. C. O. S., Domingos, N. A. M., Valério, N. I., Ravagnani, L. M. B., & Grecca, K. R. R. (2006). 25 anos do serviço de psicologia do hospital de base. In M. C. O. S. Miyazaki, N. A. M. Domingos, & N. I. Valerio (Orgs.), Psicologia da saúde: pesquisa e prática (pp.13-26). São José do Rio Preto: THS.

Nigam, T., Cameron, P. M., & Leverette, J. S. (1997). Impasses in the supervisory process: A resident’s perspective. American Journal of Psychotherapy, 51(2), 252-272.

Picciafuoco, P. R. F. (2009). O supervisor do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP): quem é esse formador? (Dissertação de mestrado não-publicada). Universidade de São Paulo.

Romaro, R. A., & Capitão, C. G. (2003). Caracterização da clientela da clínica-escola de psicologia da Universidade São Francisco. Psicologia: Teoria e Prática, 5(1), 111-121.

Rudnicki, T., & Carlotto, M. S. (2007). Formação de estudante da área da saúde: reflexões sobre a prática de estágio. Revista Brasileira de Psicologia Hospitalar, 10(1), 97-110.

Sancha, C. C. M. (2008). A trajetória dos egressos do Programa de Aprimoramento Profissional: quem e onde estão os enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos dos anos de 1997 e 2002 (Dissertação de mestrado não-publicada). Universidade de São Paulo.

Santos, L. (2001). Auto-avaliação regulada: como, porque, o quê e como? Despacho normativo, Diário da República, 30. Recuperado julho 25, 2010, de http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/msantos/textos/DEBfinal.pdf

Scott, K. J., Ingram, K. M., Vitanza, S. A., & Smith, N. G. (2000). Training in supervision: A survey of current practices. The Counseling Psychologist, 28(3), 403-422.

Silvares, E. F. M., & Pereira, R. P. (2006). O papel do supervisor de pesquisas de clínica-escola. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2(2), 57-67.,

Watkins, C. E. (1994). The supervision of psychotherapy supervisor trainees. American Journal of Psychotherapy, 48(3), 417-431.

Whitman, S. M. (2001). Teaching residents to use supervision effectively. Academic Psychiatry, 25(3), 143-147.

Witter, G. P. (2006). Supervisor-estagiário-cliente: destinatários de nossas intervenções. In C. Ramos, G. G. Silva, & S. Souza (Orgs.), Práticas psicológicas em instituições: uma reflexão sobre os serviços-escola (pp.200-206). São Paulo: Vetor.

Downloads

Publicado

2023-04-13

Como Citar

FERNANDES, L. F. B. ., MIYAZAKI, M. C. de O. S. ., & SILVARES, E. F. de M. (2023). Caracterização da supervisão em um centro formador de Psicologia da Saúde. Estudos De Psicologia, 32(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8222

Edição

Seção

PSICOLOGIA DA SAÚDE