O educador e as situações de violência vividas por seu aluno

modos de tratamento

Autores

  • Adinete Sousa da Costa MEZZALIRA Faculdade Martha Falcão, Curso de Psicologia.
  • Raquel Souza Lobo GUZZO Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palavras-chave:

Enfrentamento, Violência doméstica, Psicologia escolar

Resumo

A violência doméstica é um dilema para educadores, pois as redes de proteção à criança nem sempre contribuem para que a situação seja resolvida quer na escola, quer fora dela. Este estudo analisou 721 diários de campo de psicólogos inseridos em instituições públicas de educação, identificando as ações tomadas pelos educadores diante de situações de violência doméstica vividas pelos estudantes. Adotou-se como metodologia a análise construtiva e interpretativa, extraindo dos diários de campos as categorias investigadas. Os resultados apontaram sete estratégias de enfrentamento: (1) notificação e busca do trabalho em rede; (2) encaminhamento ou compartilhamento com outros profissionais; (3) intervenções focais com a família e a criança; (4) relutância em buscar informações sobre a criança; (5) resistência em conversar com a família; (6) denúncia anônima, e (7) postura assistencialista. Conclui-se que a violência e as formas de lidar com o fenômeno devem ser consideradas sob as dimensões social, política e econômica.

 

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Publicado

2023-03-28

Como Citar

MEZZALIRA, A. S. da C., & GUZZO, R. S. L. (2023). O educador e as situações de violência vividas por seu aluno: modos de tratamento. Estudos De Psicologia, 32(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8068

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM