Estilos linguísticos de educadoras e habilidades sociocomunicativas infantis aos 24, 30 e 36 meses em contextos de leitura

Autores

  • Deborah Dornellas RAMOS Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Educação e Saúde.
  • Nádia Maria Ribeiro SALOMÃO Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social.

Palavras-chave:

Creches, Desenvolvimento infantil, Interação social, Linguagem

Resumo

Por meio do presente estudo, objetivou-se analisar a interação educadora-criança, considerando os estilos linguísticos das educadoras e o desenvolvimento das habilidades sociocomunicativas infantis, a partir da Perspectiva da Interação Social dos Estudiosos da Linguagem. As interações foram observadas longitudinalmente, entre três educadoras e oito crianças aos 24, 30 e 36 meses de idade, em contextos diádicos e poliádicos de leitura. Categorias interacionais foram elaboradas para a análise dos dados. Na faixa etária dos 24 meses, as crianças apresentaram índices elevados de “não resposta” e “respostas verbais adequadas”. Aos 30 meses, prevaleceram as “respostas verbais adequadas”, as quais foram seguidas das “falas iniciativas” em torno dos 36 meses. Entre as educadoras, os “assertivos” e os “diretivos de atenção” sobressaíram aos 24 meses, enquanto aos 30 e 36 meses, as “requisições” foram mais frequentes. Os estilos considerados favorecedores do desenvolvimento sociocomunicativo infantil, como as “requisições” e as “reformulações”, predominaram nos contextos diádicos.

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Publicado

2023-03-22

Como Citar

RAMOS, D. D., & SALOMÃO, N. M. R. (2023). Estilos linguísticos de educadoras e habilidades sociocomunicativas infantis aos 24, 30 e 36 meses em contextos de leitura. Estudos De Psicologia, 33(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7980

Edição

Seção

PSICOLOGIA EDUCACIONAL