Estilos linguísticos de educadoras e habilidades sociocomunicativas infantis aos 24, 30 e 36 meses em contextos de leitura
Palavras-chave:
Creches, Desenvolvimento infantil, Interação social, LinguagemResumo
Por meio do presente estudo, objetivou-se analisar a interação educadora-criança, considerando os estilos linguísticos das educadoras e o desenvolvimento das habilidades sociocomunicativas infantis, a partir da Perspectiva da Interação Social dos Estudiosos da Linguagem. As interações foram observadas longitudinalmente, entre três educadoras e oito crianças aos 24, 30 e 36 meses de idade, em contextos diádicos e poliádicos de leitura. Categorias interacionais foram elaboradas para a análise dos dados. Na faixa etária dos 24 meses, as crianças apresentaram índices elevados de “não resposta” e “respostas verbais adequadas”. Aos 30 meses, prevaleceram as “respostas verbais adequadas”, as quais foram seguidas das “falas iniciativas” em torno dos 36 meses. Entre as educadoras, os “assertivos” e os “diretivos de atenção” sobressaíram aos 24 meses, enquanto aos 30 e 36 meses, as “requisições” foram mais frequentes. Os estilos considerados favorecedores do desenvolvimento sociocomunicativo infantil, como as “requisições” e as “reformulações”, predominaram nos contextos diádicos.
Downloads
Referências
Aimard, P. (2008). O surgimento da linguagem na criança. Porto Alegre: Artes Médicas.
Braz-Aquino, F. S., & Salomão, N. M. R. S. (2005). Estilos diretivos maternos apresentados a meninos e meninas. Estudos de Psicologia (Natal), 10(2), 223-230.
Bressani, M. C. L., Bosa, C. A., & Lopes, R. S. (2007). A responsividade educadora-bebê em um berçário: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 17(3), 21-36.
Bruner, J. (1998). Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas.
Cameron-Faulkner, T., & Noble, C. (2013). A comparison of book text and Child Directed Speech. First Language, 33(3), 268-279.
Capovilla, F. C., & Capovilla, A. G. S. (1997). Desenvolvimento linguístico na criança dos dois aos seis anos: tradução e estandardização do Peabody Picture Vocabular Test de Dunn & Dunn, e da Language Development Survey de Rescorla. Ciência Cognitiva: Teoria, Pesquisa e Aplicação, 1(1), 353-380.
Clark, E. V. (2009). First language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press.
Farrant, B. M., & Zubrick, S. R. (2011). Early vocabular development: The importance of joint attention and parent-child book reading. First Language, 32(3), 343-364.
Fonsêca, P. N., & Salomão, N. M. R. (2006). Contingência semântica das falas materna e paterna: uma análise comparativa. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(1), 91-97.
Fontes, M. J. O., & Cardoso-Martins, C. (2004). Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 17(1), 83-94.
Garton, A. F. (1992). Social interaction and the development of language and cognition. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates.
Girolametto, L., & Weitzman, E. (2002). Responsiveness of child care providers in interactions with toddlers and preschoolers. Language, Speech and Hearing Services in Schools, 33(4), 268-281.
Girolametto, L., Weitzman, E., van Lieshout, R., & Duff, D. (2000). Directiveness in teachers’ language input to toddlers and preschoolers in day care. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 43(5), 1101-1114.
Hoff, E. (2010). Context effects on young children’s language use: The influence of conversational setting and partner. First Language, 30(3-4), 461-472.
Kelly, K. R., & Bailey, A. L. (2012). Becoming independente storytellers:Modeling children’s development of narrative macrostructure. First Language, 33(1), 68-88.
Lordelo, E. R. (1998). Educadores de creche: concepções e prática. InterAÇÃO, 2, 113-132.
Luo, Y., Snow, K. E., & Chang, C. (2012). Mother-child talk during joint book reading in low-income American and Taiwanese families. First Language, 32(4), 494-511.
MacWhinney, B. (2000). The CHILDES project: Tools for analyzing talk (3rd ed.). Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates.
Milburn, T. F., Girolametto, L. E., Weitzman, E., & Greenberg, J. (2013). Enhancing preschool educators’ ability to facilitate conversations during shared book reading. Journal of Early Childhood Literacy, 0(0), 1-36.
Nelson, K. E., Welsh, J. A., Trup, E. M. V., & Greenberg, M. T. (2011). Language delays of impoverished preschool children in relation to early academic and emotion recognition skills. First Language, 31(2), 164-194.
Nyhout, A., & O’Neill, D. K. (2013). Mothers’ complex talk when sharing books with their toddlers: Book genre matters. First Language, 33(2), 115-131.
Perroni, M. C. (1992). Desenvolvimento do discurso narrativo. São Paulo: Martins Fontes.
Pile, E. J. N., Girolametto, L., Johnson, C. J., Chen, X., & Cleave, P. L. (2010). Shared book reading intervention for children with language impairment: Using parentes as-aides in language intervention. Canadian Journal of Speech-Language Pathology and Audiology, 34(2), 96-109.
Pine, J. M. (1994). The language of primary caregivers. In C. Gallaway & B. J. Richards (Orgs.), Input and interaction in language acquisition (pp.15-37). London: Cambridge University Press.
Ramos, D. D., & Salomão, N. M. R. (2012). Interação educadora- criança em creches públicas: estilos linguísticos. Psicologia em Estudo, 17(1), 15-25.
Rescorla, L. (1989). The language development survey a screening tool for delayed language in toddlers. Journal of Speech and Hearing Disorders, 54(4), 587-599.
Rodrigues, M. C., Ribeiro, N. N., & Cunha, P. C. (2012). Leitura mediada com enfoque sociocognitivo: avaliação de uma pesquisa-intervenção. Paidéia, 22(53), 393-402.
Rossetti-Ferreira, M. C., Amorim, K. S., & Vitória, T. (1994). A creche enquanto contexto possível de desenvolvimento da criança pequena. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 4(2), 35-40.
Salomão, N. M. R. (2012). A fala dirigida à criança e o desenvolvimento linguístico infantil. In C. Piccinini & P. Alvarenga (Eds.), Maternidade e paternidade: a parentalidade em diferentes contextos (pp.152-167). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Santos, E. R. F. (2012). Concepções de desenvolvimento infantil e estilos comunicativos nas interações educador-criança (Tese de doutorado não-publicada). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Sigolo, S. R. R. L. (2000). Diretividade materna e socialização de crianças com atraso de desenvolvimento. Paidéia, 10(19), 47-54.
Snow, C. E. (1997). Questões no estudo do input: sintonia, universalidade, diferenças individuais e evolutiva, e causas necessárias. In P. Fletcher & B. MacWhitnney (Eds.), Compêndio da linguagem da criança (pp.153-163). Porto Alegre: Artes Médicas.
Stich, M., Girolametto, L., Johnson, C. J., Cleave, P. L., & Chen, X. (2013). Contextual effects on the conversations of mothers and their children with language impairment. Applied Psycholinguistics, 36(2), 1-22
Tamis-LeMonda, C. S., Baumwell, L., & Cristofaro, T. (2012). Parent-child conversations during play. First Language, 32(4), 413-438.
Tomasello, M., Carpenter, M., Call, J., Behne, T., & Moll, H. (2005). Understanding and sharing intentions: The origins of cultural cognition. Behavioral and Brain Sciences, 28(5), 675-691.
Trevarthen, C. (2011). The generation of human meaning: How shared experience grows in infancy. In A. Seemann (Ed.), Joint attention: New developments in Psychology, Philosophy of mind, and Social neuroscience. Cambridge: MIT Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Deborah Dornellas RAMOS, Nádia Maria Ribeiro SALOMÃO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.