AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU

Autores

  • Eunice M. l. Soriano de ALENCAR Profª da Universidade de Brasília.
  • Denise de Souza FEITH
  • Alexandra Militão RODRIGUES Profª da Universidade de Brasília.

Resumo

Foi o objetivo do estudo proceder a uma avaliação de um Programa de Treinamento de Criatividade, cinco meses após o seu término, junto a 22 professores de 3ªs e 4ªs séries de escolas públicas de uma Cidade Satélite do Distrito Federal, que participaram do referido treinamento. Estes professores foram, entrevistados, em suas próprias escolas, respondendo a várias questões relativas ao Programa de Treinamento de Criatividade e às suas percepções de mudanças em aspectos de seu comportamento, decorrentes do treinamento. Responderam também, juntamente com outros 24 professores das mesmas escolas, a testes de natureza verbal e figurativa escolhidos dentre os Testes de Pensamento Criativo de Torrance. Os resultados obtidos indicaram uma avaliação positiva do programa por parte dos professores, cuja grande maioria considerou ainda que o mesmo contribuiu tanto para o desenvolvimento de suas próprias habilidades criativas como de seus alunos. Diferenças significativas foram ainda observadas em várias medidas de criatividade a favor dos professores que participaram do Programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, E. M. L. S. (1974). Um estudo de criatividade. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, 26, 59-68.

ALENCAR, E. M. L. S. (1975). Efeitos de um programa de criatividade em alunos de 4ª e 5ª séries. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, 27, 3 -15.

ALENCAR, E. M. L. S. (1976). Relação entre o nível de criatividade do professor e de seus alunos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 61, 139,376-380.

ALENCAR, E. M. L. S. (1984). Características psicossociais de alunos mais e menos criativos. Interamerican Journal of Psychology, 18, 87-100.

ALENCAR E. M. L. S. (1985a.). The identification of the creative gifted by trained and untrained elementary-school Brasilian teachers. Trabalho apresentado no 6th World Conference on Gifted an Talented Children. Hamburgo, Alemanha, 1985.

ALENCAR, E. M. L. S. (1987). Efeitos de um programa de treinamento de criatividade nas habilidades de pensamento criativo de professores e alunos do ensino de primeiro grau. Relatório Técnico. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

ALENCAR, E. M. L. S. (1985b.). Creativity in Brazilian Schools. Gifted, Creative, Talented, 15-17.

ALENCAR, E. M. L. S. & Fleith, D. S. Avaliação de um programa de treinamento de criatividade por professores do ensino de 19 grau. Fórum Educacional, 1987,11, 51c63.

COVINGTON, M. V., CRUTCHFIELD, R. S., & DAVIS, L. (1966). The Productive Thinking Programo Berkeley: Education Innovation

FELDHUSEN, J. F., TREFFINGER, D.J., & BAHLKE, S, J. (1970). Developing creative thinking: The Perdue Creativity Programo Journal of Creative Behavior, 4, 85-90.

GORDON, W. J. J. (1971). SYNECTICS. In G. A. DAVIS & J. A. Scott (Eds.), Training creative thinking. New York: Holt, Rinehart & Winston.

LANDAU, E. (1979). The Young Persons Institute for the Promotion of Science. In Gallagher, J. J. (Ed.) Gifted Children. Reaching their potential. Jerusalém: The Israel Economist.

MANSFIELD, R. S., BUSSE, T. V., & KREPELKA, E. J. (1978). The effectiveness of creativity training. Review of Educational Research,48, 517-530.

ONDA, A. (1986). Trends in creativity research in Japan, History and present status. The Journal of Creative Behavior, 20, 134 - 143.

OSBORN, J. E. (1963). Applied imagination. New York: Charles Scribner's Sons.

PARNES, S. J. (1967). Criative behavior guidebook. New York: Scribner's.

ROSE, J. H., & LIN, H. T. (1984). A meta-analysis of long-term creativity training programo Journal of Criative Behavior, 18, 11-22.

TORRANCE; E. P. (1982). Ten lessons on the development of giftedness and talent from Japan. Gifted International, 1 (1):61-71.

TREFFINGER, D. J. (1986), Research on creativity. Gifted Child Quaterly,30, 15-19.

Downloads

Publicado

1990-07-31

Como Citar

M. l. Soriano de ALENCAR, E. ., de Souza FEITH, D. ., & Militão RODRIGUES, A. . (1990). AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Estudos De Psicologia, 7(1), 79–97. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932