AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU

Autores

  • Eunice M. l. Soriano de ALENCAR Profª da Universidade de Brasília.
  • Denise de Souza FEITH
  • Alexandra Militão RODRIGUES Profª da Universidade de Brasília.

Resumo

Foi o objetivo do estudo proceder a uma avaliação de um Programa de Treinamento de Criatividade, cinco meses após o seu término, junto a 22 professores de 3ªs e 4ªs séries de escolas públicas de uma Cidade Satélite do Distrito Federal, que participaram do referido treinamento. Estes professores foram, entrevistados, em suas próprias escolas, respondendo a várias questões relativas ao Programa de Treinamento de Criatividade e às suas percepções de mudanças em aspectos de seu comportamento, decorrentes do treinamento. Responderam também, juntamente com outros 24 professores das mesmas escolas, a testes de natureza verbal e figurativa escolhidos dentre os Testes de Pensamento Criativo de Torrance. Os resultados obtidos indicaram uma avaliação positiva do programa por parte dos professores, cuja grande maioria considerou ainda que o mesmo contribuiu tanto para o desenvolvimento de suas próprias habilidades criativas como de seus alunos. Diferenças significativas foram ainda observadas em várias medidas de criatividade a favor dos professores que participaram do Programa.

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Publicado

1990-07-31

Como Citar

M. l. Soriano de ALENCAR, E. ., de Souza FEITH, D. ., & Militão RODRIGUES, A. . (1990). AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Estudos De Psicologia, 7(1), 79–97. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS