Teste para Identificação de Sinais de Dislexia

processo de construção

Autores

  • Rauni Jandé Roama ALVES Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Ricardo Franco de LIMA Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. C
  • Cintia Alves SALGADO-AZONI 2 Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. C
  • Mariana Coelho CARVALHO Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
  • Sylvia Maria CIASCA Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, Dislexia, Neuropsicologia

Resumo

Este estudo objetivou apresentar os processos de construção de um teste de triagem para avaliar sinais de dislexia. O procedimento foi realizado em duas fases: (a) identificação de produções científicas e instrumentos nacionais e internacionais sobre a avaliação da dislexia e seleção das habilidades cognitivo-linguísticas mais frequentemente avaliadas; (b) construção da versão preliminar e análise por juízes especialistas. A partir dessas fases foi elaborado o Teste para Identificação de Sinais de Dislexia, destinado a crianças na faixa etária de 8 a 11 anos. O teste é composto pela avaliação de oito habilidades: leitura, escrita, atenção visual, cálculo, habilidades motoras, consciência fonológica, nomeação rápida e memória imediata. Estudos futuros são necessários a fim de que sejam verificadas evidências de validade e confiabilidade do instrumento.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

ALVES, R. J. R., LIMA, R. F. de, SALGADO-AZONI, C. A., CARVALHO, M. C., & CIASCA, S. M. (2023). Teste para Identificação de Sinais de Dislexia: processo de construção. Estudos De Psicologia, 32(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7819

Edição

Seção

INSTRUMENTOS E PROCESSOS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA