DEFICIÊNCIA MENTAL: LIMITAÇÕES INTELECTUAIS OU COMPROMETIMENTOS EMOCIONAIS? ELEMENTOS PARA UM DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

Autores

  • Regina Maria Leme Lopes Carvalho Professora do Mestrado em Psicologia da PUCCamp
  • Maria Nurymar Brandão Benetti Professora do Instituto de Psicologia da PUCCamp.

Resumo

Estas pesquisas foi feita com o intuito de aprofundar nossos conhecimentos sobre método e técnicas de investigação no diagnóstico psicológico com crianças e adolescentes, portadores de graves distúrbios mentais. Prevemos verificar a possibilidade de um diagnóstico diferencial entre deficiência mental e perturbações emocionais graves da infância (psicose). Partimos das seguintes hipóteses: 1) os teste psicológicos de medida de inteligência comumente usados, são de pouca utilidade para esse tipo de diagnóstico porque não podem dar a qualidade da organização mental e, 2) o instrumento clínico mais útil para esse fim nos parece ser a Entrevista L´údica e os testes gráficos. Foram examinados quinze alunos da APAE de Campinas, que não tinha diagnostico definido. Além do contato com as crianças, foram feitas entrevistas com os pais e com a equipe técnica da APAE. Constatamos que dessas quinze crianças, já testadas previamente com teste de inteligência e classificadas como deficientes, apenas normal e as outras doze apresentavam distúrbios mentais graves com mecanismo ora neuróticas ora psicóticos. 

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Referências

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Publicado

1985-04-30

Como Citar

Leme Lopes Carvalho, R. M. ., & Nurymar Brandão Benetti, M. . (1985). DEFICIÊNCIA MENTAL: LIMITAÇÕES INTELECTUAIS OU COMPROMETIMENTOS EMOCIONAIS? ELEMENTOS PARA UM DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL. Estudos De Psicologia, 2(1), 27–42. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7736