A evolução das redes sociais na execução de projetos em um agrupamento escolar
Palavras-chave:
Criatividade, Inovação organizacional, Rede socialResumo
Este artigo compara as redes sociais existentes antes e depois da execução de projetos baseados no método de resolução criativa de problemas, adaptado para funcionar com grupos grandes. A apresentação do caso, desenvolvido junto a um agrupamento escolar, inclui a preparação e execução do fórum, a implementação de projetos de inovação e a medida das redes de comunicação existentes nas equipes, antes e depois da realização dos projetos. Os resultados comprovam a eficácia da metodologia para o estabelecimento de projetos de inovação. A análise das redes sociais permite compreender melhor o que se passa durante a execução dos projetos pelas equipes, seja em termos de liderança, seja quanto à evolução da rede de relações de trabalho. Do estudo deste caso, ressaltam características desejáveis para a melhoria do referido método de intervenção e para a construção de modelos de análise da execução dos projetos, a partir da evolução das redes sociais.
Downloads
Referências
Ahuja, G. (2000). Collaboration networks, structural holes, and innovation: A longitudinal study. Administrative Science Quarterly, 45(3), 425-455.
Basadur, M. (1987). Needed research in creativity for business and industrial applications. In S. G. Isaksen (Ed.), Frontiers of creativity research: Beyond the basics (pp.390-416). Buffalo: Bearly Limited.
Borgatti, S. P., Everett, M. G., & Freeman, L. C. (2002). UCINET 6 for Windows: Software for social network analysis. Harvard: Analytical Technologies.
Bunker, B., & Alban, B. (2006). The handbook of large group methods: Creating systemic change in organizations and communities. San Francisco: Jossey- Bass Publishers.
Burt, R. (1992). Structural holes. Cambridge: Harvard University Press.
Burt, R. (2004). Structural holes and good ideas. American Journal of Sociology, 110(2), 349-399. http://dx.doi.org/10.1086/421787
Fleming, L., & Marx, M. (2006). Managing creativity in small-worlds. California Management Review, 48(4),6-27.
Isaksen, S. G., & Treffinger, D. J. (2004). Celebrating 50 Years of reflective practice: Versions of creative problem solving. The Journal of Creative Behavior, 38(4), 75-101.
Kastelle, T., & Steen, J. (2010). Are small-world networks always best for innovation? Innovation: Management, Policy & Practice, 12(1), 75-87. http://dx.doi.org/10.5172/impp.12.1.75
Paulus, P. B., & Brown, V. R. (2003). Enhancing ideational creativity in groups: Lessons from research. In P. B. Paulus & B. A. Nijstad (Eds.), Group creativity: Innovation through collaboration. New York: Oxford University Press.
Puccio, G. J., Firestien, R. L., Coyle, C., & Masucci, C. (2006). A review of the effectiveness of CPS Training: A focus on workplace Issues. Creativity and Innovation Management, 15(1), 19-33. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-8691.2006.00366.X
Sousa, F., Mendes, A., & Monteiro, I. (2012). Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso. Revista Trama Interdisciplinar,3(1), 35-68.
Sousa, F., Monteiro, I., Gaspar, M., & Castelão, P. (2016). Adapting large-group methods to civic forums: A way to improve citizenship and democracy. The International Journal of Organizational Innovation, 9(2), 1-18.
Sousa, F., Monteiro, I., & Pellissier, R. (2009). Measures of effectiveness of creative problem solving in developing team creativity. Projectics/Proyéctica/Projectique, 3(3), 41-53. http://dx.doi.org/10.3917/proj.003.0041
Sousa, F., Monteiro, I., & Pellissier, R. (2015). Adapting large-group methods to build small-world networks in higher education. Quality in Higher Education, 11, 66-87. http://dx.doi.org/10.7220/2345-0258.11.3
Sousa, F., Monteiro, I., Walton, A., & Pissarra, J. (2014). Adapting creative problem solving to an organizational context: A study of its effectiveness with a student population. Creativity and Innovation Management, 23(3), 111-120. http://dx.doi.org/10.1111/caim.12070
Uzzi, B., & Spiro, J. (2005). Collaboration and creativity: The small-world problem. American Journal of Sociology, 111(2), 447-504. http://dx.doi.org/10.1086/432782
Weisbord, M. (2012). Productive workplaces: Dignity, meaning and community in the 21st Century (3rd ed.). San Francisco: Jossey-Bass Publishers.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernando Cardoso SOUSA, Ileana Pardal MONTEIRO, José Pires BICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.