Escala de Identificação de Características de Altas Habilidades/Superdotação: análise da estrutura interna

Autores

Palavras-chave:

Superdotados, Análise fatorial, Autorrelato, Validade do teste

Resumo

As diversas formas de identificação das Altas Habilidades/Superdotação têm sido amplamente discutidas na literatura. O presente estudo objetivou investigar as evidências de validade da estrutura interna de uma escala de autorrelato para identificação de características associadas ao tema. A amostra constituiu-se de 276 estudantes de ensino fundamental, com idades entre 9 e 12 anos, sendo 60,0% do sexo feminino. O instrumento respondido foi a primeira versão desta escala composta por 44 afirmações relacionadas ao tema. O procedimento de Análise Fatorial Exploratória apresentou uma solução de dois fatores, os quais explicariam 40,4% da variância total. O primeiro fator foi chamado de Características Socioemocionais e o segundo, Características Cognitivas. Os resultados corroboram a literatura científica, a qual compreende o construto como multidimensional, incluindo atributos que vão além do âmbito intelectual.

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

ZAIA, P., NAKANO, T. de C., & PEIXOTO, E. M. (2023). Escala de Identificação de Características de Altas Habilidades/Superdotação: análise da estrutura interna. Estudos De Psicologia, 35(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7437

Edição

Seção

SEÇÃO TEMATICA: PSICOLOGIA POSITIVA