O estilo interativo materno na leitura compartilhada: construção de um sistema de avaliação por categorias

Autores

Palavras-chave:

Relação pai-criança, Relação mãe-filho, Leitura

Resumo

O modo como a mãe interage com a criança é o estilo interativo materno, e vem sendo estudado no contexto de leitura compartilhada. Este trabalho buscou construir um sistema de avaliação do estilo interativo na leitura compartilhada, por meio de categorias de comportamento. Categorias foram propostas a partir de trabalhos prévios e testadas empiricamente. Participaram do estudo 52 díades. As mães tinham em média 35,70 (±6,13) anos; e as crianças, de 22 a 76 meses (Média = 48,59; Desvio Padrão = 17,88). As díades foram filmadas em interação de leitura, e os vídeos posteriormente analisados. Foram feitas análises de concordância (coeficientes de correlação intraclasse) entre observadores a fim de testar as categorias. A maioria das categorias apresentou concordância boa ou excelente, indicando serem bem construídas e descritas. Acredita-se que o sistema pode ser útil em trabalhos futuros que investiguem a relação do estilo interativo materno na leitura compartilhada com outros fatores.

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

KROEFF, C. da R., SILVEIRA, N. P., KAFER, A. P., & BANDEIRA, D. R. (2023). O estilo interativo materno na leitura compartilhada: construção de um sistema de avaliação por categorias. Estudos De Psicologia, 36. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7428

Edição

Seção

TEORIA E MÉTODOS EM PSICOLOGIA