Edu-Car para a vida e carreira: avaliação de um programa

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Emocional, Ensino Médio, Competência profissional, Avaliação de programa

Resumo

Considerando a relevância do desenvolvimento das competências socioemocionais e de carreira para lidar com as transições educacionais e ocupacionais, este estudo objetivou avaliar a eficácia do Programa Edu-Car, visando o desenvolvimento de competências socioemocionais e de carreira. Do delineamento quasi-experimental com grupo de intervenção e de comparação, participaram 116 alunos do 1º ano do ensino médio regular de duas escolas públicas do interior de São Paulo, sendo 60 moças e 56 rapazes com idade média de 15 anos. Foram utilizados como medidas pré- e pós-teste o Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment, denominado Senna 1.0, e o Questionário de Educação à Carreira. Para a comparação inter e intragrupos foi utilizado o Teste-T para amostras independentes e emparelhadas. Os resultados mostram que a intervenção apresentou efeitos significativos na exploração de carreira, com maior busca de ajuda e/ou informação de diferentes pessoas e fontes

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

LEAL, M. de S., MELO-SILVA, L. L., & TAVEIRA, M. do C. (2023). Edu-Car para a vida e carreira: avaliação de um programa. Estudos De Psicologia, 37. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7364

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO