Estratégias de leitura em surdos profundos usuários da Libras: benefícios da oralização e da leitura labial para o fortalecimento de habilidades linguísticas

Autores

  • Ângela Maria Vieira PINHEIRO Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento, Laboratório de Processos Cognitivos. https://orcid.org/0000-0002-5852-4320
  • Andreia Chagas ROCHA-TOFFOLO Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras. https://orcid.org/0000-0002-8664-1663
  • Douglas de Araújo VILHENA Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento, Laboratório de Processos Cognitivos. https://orcid.org/0000-0003-2670-7963

Palavras-chave:

Surdez, Leitura labial, Leitura, Línguas de sinais, Fala, Educação especial

Resumo

Para compreender as estratégias de leitura utilizadas por indivíduos com surdez profunda, o presente estudo investigou dois grupos: Grupo 1, constituído por usuários da Libras – Língua Brasileira de Sinais; e Grupo 2, composto por indivíduos que, além da Libras, usam recursos de oralização e/ou leitura labial. Por meio do Teste de Competência de Leitura de Palavras, foi avaliado o grau de desenvolvimento das estratégias logográfica, alfabética e ortográfica. Em comparação ao Grupo 1, o grupo de surdos que utiliza meios alternativos de comunicação (Grupo 2) apresentou desempenho superior em todas as categorias psicolinguísticas do teste. Observou-se que o uso da fonologia não está diretamente associado à boa habilidade de leitura em surdos profundos e que o reconhecimento de palavras por esses leitores se dá por meio da utilização da estratégia ortográfica, que se mostrou eficiente.

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

PINHEIRO, Ângela M. V., ROCHA-TOFFOLO, A. C., & VILHENA, D. de A. (2023). Estratégias de leitura em surdos profundos usuários da Libras: benefícios da oralização e da leitura labial para o fortalecimento de habilidades linguísticas. Estudos De Psicologia, 37. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7342

Edição

Seção

Seção Temática Leitura, Escrita e Aprendizagem Matemática: Correlatos Cognitivos