Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia

Autores

  • Juciléia Rezende SOUZA Hospital Universitário de Brasília/Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento
  • Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de ARAÚJO Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Coping, Distress, Oncologia, Psicologia educacional, Qualidade de Vida

Resumo

Este estudo avaliou a eficácia de uma intervenção psicoeducacional em grupo destinada a promover habilidades adaptativas de enfrentamento, minimizar o distress e melhorar a qualidade de vida entre pacientes oncológicos em início de quimioterapia. Da intervenção, composta por seis encontros, participaram três mulheres, que foram avaliadas antes, logo após e três meses depois da participação, utilizando-se a Escala de Modos de Enfrentamento, o questionário WHOQOL-bref e a Psychological Screening Tool for Cancer Patients. Uma outra paciente, que não participou do grupo, teve seus resultados comparados aos das demais. Imediatamente após, houve melhora significativa para as integrantes do grupo: aumento de estratégias focalizadas no problema, busca de suporte social e qualidade de vida, bem como redução de ansiedade e depressão. A paciente que não participou da intervenção grupal obteve indicadores menos favoráveis. Nas reavaliações, os resultados se mantiveram, indicando que o grupo psicoeducacional atingiu seus objetivos terapêuticos.

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Publicado

2010-06-30

Como Citar

SOUZA, J. R. ., & ARAÚJO, T. C. C. F. de . (2010). Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia. Estudos De Psicologia, 27(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7138