A emergência de relações condicionais entre estímulos como resultado de treino de série de discriminações simples simultâneas

Autores

  • Maria Paula Soares MONTANS Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Amalia Pie Abib ANDERY Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Controle de estímulos, Discriminação, Estímulo condicionado

Resumo

O procedimento de emparelhamento de acordo com o modelo tem sido privilegiado para o estabelecimento de discriminações condicionais entre estímulos e para testar a emergência de classes de estímulos equivalentes. No entanto, outros procedimentos de treino discriminativo também têm sido efetivos para o estabelecimento destas classes. Este trabalho teve por objetivo estudar um procedimento de discriminação simples que, com base em discriminações simples já existentes, promoveria a emergência de relações condicionais entre estímulos. Participaram do estudo seis crianças (de seis e sete anos de idade) que trabalharam em computador. Depois de estabelecida uma discriminação simples entre dois estímulos, estes foram sobrepostos a novos estímulos, até a formação de nova discriminação. O mesmo procedimento foi repetido com outros estímulos. Depois de treino discriminativo no qual um participante apresentou apenas seis erros e os demais apresentaram três ou menos erros, testou-se a emergência de relações entre estímulos. Os testes revelaram que houve formação de classes de estímulos equivalentes para três participantes e sugeriram esta possibilidade para outros dois.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Assis, G., Baptista, M. G., Kato, O. M., & Menezes, A. B. (2004). Discriminações condicionais após treino de pareamento consistente de estímulos complexos. Estudos de Psicologia (Natal), 9 (2), 297-308.

Bagaiolo, L. F., & Micheletto, N. (2004). Fading e exclusão: aquisição de discriminações condicionais e formação de classes de estímulos equivalentes. Temas em Psicologia, 12 (1),168-185.

Bonito, M. A. (2005). Um procedimento para medir o estabelecimento de controle de estímulos em uma discriminação simples, baseado em Touchette (1971). Dissertação de mestrado não-publicada, Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Debert, P. (2003). Relações condicionais com estímulos compostos Tese de doutorado não-publicada, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

Domeniconi, C., Costa, A. R. A., Souza, D. G., & De Rose, J. C. (2007). Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira. Psicologia Reflexão e Crítica, 20 (2), 342-350

De Rose, J. C. (1993). Análise comportamental da cognição. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 9 (2), 283- 303.

Goldiamond, I. (1966). Perception, language and conceptualization rules. In B. Kleinmuntz (Ed.), Problem solving: research, method, and theory New York: Wiley.

Jitsumori, M., Siemann, M., Lehr, M., & Delius, J. D. (2002). A new approach to the formation of equivalence classes in pigeons. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 78 (3), 397-408.

Kastak, C. R., Schusterman, R. J., & Kastak, D. (2001). Equivalence classification by California sea Lions using class-specific reinforcers. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 76 (2), 131-158.

Lima, M. P., & Assis, G. (2003). Emergência de classes seqüenciais após treino com pareamento consistente. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 19 (1), 75-84.

Lopes Junior, J., & Costa, G. G. (2003). Efeitos das respostas de observação diferenciais sobre a aprendizagem de relações condicionais com estímulos complexos. Psicologia Reflexão e Crítica,16 (1), 71-84.

Mallot, R. W., Mallot, K., Svinicki, J. G., Kladder, F., & Ponicki, E. (1971). An analysis of matching and nonmatching behavior using a single key, free operant procedure. Psychological Record, 21, 545-564.

Sidman, M. (1986). Functional analysis of emergent verbal classes. In T. Thompson & M. D. Zeiler (Eds.), Analysis and integrations of behavioral units. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Sidman, M. (1994). Equivalence and the three-term unit. In M. Sidman. Equivalence relations and behavior: a research story Boston: Authors Cooperative.

Sidman, M. (2000). Equivalence relations and the reinforcement contingency. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 74 (1), 127-146.

Sidman, M., & Tailby, W. (1982) Conditional discrimination vs. matching to sample: an expansion of the testing paradigm. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 37 (1), 5-22.

Sidman, M., Wynne, C. K., Maguire, R. W., & Barnes, T. (1989). Functional classes and equivalence relations. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 52 (3), 261-274.

Skinner, B. F. (1959). Cumulative record New York: Appleton-Century-Crofts.

Tomonaga, M. (1999). Establishing functional classes in a chimpanzee (Pan Troglodytes) with a two-item sequential-responding procedure. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 72 (1), 57-79.

Touchette, P. E. (1971). Transfer of stimulus control: measuring the moment of transfer. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 15 (3), 347- 354.

Tyndall, I. T., Roche, B., & James, J. E. (2004). The relations between stimulus function and equivalence class formation. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 81 (3), 257-266.

Vaughan Jr, W. (1988). Formation of equivalence sets in pigeons. Journal of Experimental Psychology: Animal Behavior Processes, 14 (1), 36 -42.

Wirth, O., & Chase, P. N. (2002). Stability of functional equivalence and stimulus equivalence: effects of baseline reversals. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 77 (1), 29-47.

Zentall, T. R., & Hogan, D. E. (1975). Concept learning in the pigeon: transfer to new matching and nonmatching stimuli. American Journal of Psychology, 88 (2), 233-244.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

MONTANS, M. P. S. ., & ANDERY, M. A. P. A. . (2009). A emergência de relações condicionais entre estímulos como resultado de treino de série de discriminações simples simultâneas. Estudos De Psicologia, 26(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7054