O brincar e as habilidades sociais na interação da criança com deficiência auditiva e mãe ouvinte

Autores

  • Angela Ferreira DOMINGUES Universidade de São Paulo
  • Telma Flores Genaro MOTTI Universidade de São Paulo
  • Maria Estela Guadagnucci PALAMIN Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Brincar, Criança, Perda auditiva, Socialização

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo que analisou a interação e o brincar entre 20 mães e seus filhos com deficiência auditiva, de graus severo e/ou profundo, com idades entre três e seis anos, em rotina de atendimento no Centro de Distúrbio da Audição, Linguagem e Visão do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. As mães foram entrevistadas e as respostas, analisadas quantitativa e qualitativamente. Os resultados mostraram que a interação com a mãe durante o brincar favorece o desenvolvimento de habilidades sociais para a adequação da criança ao seu meio social, e que as mães carecem de orientações, a fim de que esse espaço seja utilizado mais eficientemente para o aprendizado.

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Publicado

2008-03-31

Como Citar

DOMINGUES, A. F. ., MOTTI, T. F. G. ., & PALAMIN, M. E. G. . (2008). O brincar e as habilidades sociais na interação da criança com deficiência auditiva e mãe ouvinte. Estudos De Psicologia, 25(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6969