Escala multidimensional de satisfação de vida para crianças: estudos de construção e validação

Autores

  • Claudia Hofheinz GIACOMONI Universidade Federal de Santa Maria
  • Cláudio Simon HUTZ Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Bem-estar subjetivo, Escala de satisfação de vida, Validade

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram desenvolver uma escala, que foi intitulada de Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças, assim como apresentar informações substanciais sobre as propriedades psicométricas do instrumento. Paralelamente, viabilizou-se a testagem do Modelo Multidimensional de Satisfação de Vida Infantil de Huebner. Foram realizados estudos de construção e de validação da escala. A versão final da Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças contém 50 itens, distribuídos em seis fatores: self, self Comparado, Não-Violência, Família, Amizade e Escola. Foram encontradas consistências internas adequadas para cada uma das sub-escalas, assim como para a escala total. A validade concorrente das sub-escalas da escala multidimensional de satisfação de vida para crianças foi confirmada por correlações médias com medidas critério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adelman, H. S., Taylor, L., & Nelson, P. (1989). Minors' dissatisfaction with their life circumstances. Child Psychiatry and Human Development, 20 (2), 135-147.

American Psychological Association. (1985). Standards for educational and psychological testing Washington, DC: Author.

Andrews, F. M., & Whitey, S. B. (1976). Social indicators of well-being: America's perception of quality of life New York: Plenum Press.

Assumpção, F. B., Kuczynski, E., Sprovieri, M. H., & Aranha, E. M. G. (2000). Escala de avaliação de qualidade de vida (AUQEI _ autoquestionnaire qualité de vie enfant imagé): validade e confiabilidade de uma escala para qualidade de vida em crianças de 4 a 12 anos. Arquivos de Neuropsiquiatria, 58 (1), 119-127.

Biaggio, A. M. B. (1980). Desenvolvimento da forma infantil em português do inventário de ansiedade traço-estado de Spielberger. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, 32 (3), 106-118.

Biaggio, A. M. B., Natalício, L., & Spielberger, C. D. (1977). Desenvolvimento da forma experimental em português do inventário de ansiedade traço-estado (IDATE) de Spielberger. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, 29 (3): 31-44.

Campbell, A., Converse, P., & Rodgers, W. L. (1976). The quality of American life: perceptions, evaluations, and satisfactions New York: Russell Sage Foundation.

Cattell, R. B. (1966). The meaning and strategic use of factor analysis. In R. B. Cattell (Org.), Handbook of multivariate experimental psychology (pp.174-243). Chicago: Rand McNally.

Cozby, P. (1981). Methods in behavioral research California: Mayfield Publishing.

Dell'Aglio, D. D. (2000). O processo de coping, institucionalização e eventos de vida em crianças e adolescentes Tese de doutorado não-publicada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Diener, E. (1984). Subjective well-being. Psychological Bulletin, 95 (3), 542-575.

Diener, E. (1994). Assessing subjective well-being: progress and opportunities. Social Indicators Research, 31 (2), 103-157.

Diener, E., Emmons, R., Larsen, R., & Griffin, S. (1985). The satisfaction with life scale. Journal of Personality Assessment, 49 (1), 91-95.

Evans, D. R., Burns, J. E., Robinson, W. E., & Garret, D. (1985). The quality of life questionnaire: a multidimensional measure. American Journal of Community Psychology, 13 (3), 305-322.

Frisch, M. B., Cornell, J., Villanueva, M., & Retzlaff, P. J. (1992). Clinical validation of the quality of life inventory: a measure of life satisfaction for use in treatment planning and outcome assessment. Psychological Assessment, 4 (1), 92-101.

Giacomoni, C. H. (1998). Desempenho escolar, controle percebido e eventos de vida como preditores de bem-estar subjetivo em crianças Dissertação de mestrado não-publicada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Giacomoni, C. H. (2002). Bem-estar subjetivo infantil: conceito de felicidade e construção de instrumentos para avaliação Tese de doutorado não-publicada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Gilman, R., Huebner, E. S., & Laughlin, J. E. (2000). A first study of the multidimensional students' life satisfaction scale. Social Indicators Research, 52 (2), 135-160.

Gouveia, V. V., Barbosa, G. A., Almeida, H. J. F., & Gaião, A. A. (1995). Inventário de depressão infantil - CDI: estudo de adaptação com escolares de João Pessoa. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 44 (7), 345-349.

Greespoon, P. J., & Saklofske, D. H. (1998). Confirmatory factor analysis of the multidimensional students' life satisfaction scale. Personality and Individual Differences, 25 (5), 965-971.

Harding, L. (2001). Children's quality of life assessments: a review of generic and health related quality of life measures completed by children and adolescents. Clinical Psychology and Psychotherapy, 8 (2), 79-86.

Headey, B., Holmstrom, E., & Wearing, A. (1984). The impact of life events and changes in domain satisfactions on well-being. Social Indicators Research, 15 (3), 203-227.

Houtte, B. A., & Jarvis, P. A. (1995). The role of pets in preadolescent psychological development. Journal of Applied Developmental Psychology, 16 (3), 463-479.

Huebner, E. S. (1998a). Cross-racial application of a children's multidimensional life satisfaction scale. School Psychology International, 19 (2), 179-188.

Huebner, E. S. (1998b). Cross-racial application of a children's multidimensional life satisfaction scale: erratum. School Psychology International, 19, (4), 290.

Huebner, E. S. (1995). The students' life satisfaction scale: an assessment of psychometric properties with black and white elementary school students. Social Indicators Research, 34 (2), 315-323.

Huebner, E. S. (1994a). Preliminary development and validation of a multidimensional life satisfaction scale for children. Psychological Assessment, 6 (2), 149-158.

Huebner, E. S. (1994b). Conjoint analyses of the students' life satisfaction scale and the Piers-Harris self-concept scale. Psychology in the Schools, 31 (4), 273-277.

Huebner, E. S. (1991a). Initial development of the student's life satisfaction scale. School Psychology International, 12 (3), 229-238.

Huebner, E. S. (1991b). Correlates of life satisfaction in children. School Psychology Quarterly, 6 (2), 103-111.

Huebner, E. S., & Alderman, G. L. (1993). Convergent and discriminant validation of a children's life satisfaction scale: Its relationship to self- and teacher-reported psychological problems and school functioning. Social Indicators Research, 30 (1), 71-82.

Huebner, E. S., & Dew, T. (1993). Is life satisfaction multidimensional? The factor structure of the perceived life satisfaction scale. Journal of Psychoeducational Assessment, 11 (4), 345-350.

Huebner, E. S., Laughlin, J. E., Ash, C., & Gilman, R. (1998). Further validation of the multidimensional students' life satisfaction scale. Journal of Psychoeducational Assessment, 16 (2), 118-134.

Hutz, C. S. (2000). Adaptação brasileira da escala de auto-estima de Rosenberg Manuscrito não-publicado, Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Hutz, C. S., & Giacomoni, C. H. (2000). Adaptação brasileira do inventário de depressão infantil (CDI) Manuscrito não-publicado, Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Kaiser, H. F. (1960). The application of electronic computers to factor analysis. Educational and Psychological Measurement, 20 (1), 141-151.

Kovacs, M. (1980/1981). Rating scales to assess depression in school-aged children. Acta Paedopsychiatrica, 46 (5-6), 305-316.

Kovacs, M. (1983). The children's depression inventory: a self-rated depression scale for school age youngsters Pittsburg, PA: University of Pittsburgh.

Kovacs, M. (1992). Children's Depression Inventory Manual Los Angels: Western Psychological Services.

Laurent, J., Catanzaro, S. J., Joiner, T. E., Rudolph, K. D., Potter, K. I., Lambert, S., Osborne, L., & Gathright, T. (1999). A measure of positive and negative affect for children: Scale development and preliminary validation. Psychological Assessment, 11 (3), 326-338.

Marsh, H. W. (1986). Negative item bias in rating scales for preadolescent children: A cognitive-developmental phenomenon. Developmental Psychology, 22 (1), 37-49.

Pasquali, L. (1997). Psicometria: teoria e aplicações Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Pasquali, L. (1999). Testes referentes a construto: teoria e modelo de construção. In L. Pasquali (Org.), Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração (pp.37-71). Brasília: LabPAM.

Pavot, W., Diener, E., Colvin, C. R., & Sandvik, E. (1991). Further validation of the satisfaction with life scale: evidence for the cross-method convergence of well-being measures. Journal of Personality Assessment, 57 (1): 149-161.

Reppold, C. T. (2001). Estilo parental percebido e adaptação psicológica de adolescentes adotados Dissertação de mestrado não-publicada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Rosenberg, M. (1965). Society and the adolescent self-image Princeton: Princeton University Press.

Silva, D. F. M. (2001). O desenvolvimento das trajetórias do comportamento delinqüente em adolescentes infratores Manuscrito não-publicado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Spielberger, C. D. (1983). Manual do inventário de ansiedade traço-estado-C Rio de Janeiro: CEPA.

Spielberger, C. D., Gorsuch, R. L., & Lushene, R. E. (1979). Manual do inventário de ansiedade traço-estado Rio de Janeiro: CEPA.

Terry, T., & Huebner, E. S. (1995). The relationship between self-concept and life satisfaction in children. Social Indicators Research, 35 (1), 39-52.

Downloads

Publicado

2008-03-31

Como Citar

GIACOMONI, C. H. ., & HUTZ, C. S. . (2008). Escala multidimensional de satisfação de vida para crianças: estudos de construção e validação. Estudos De Psicologia, 25(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6968