Representações sociais de professores sobre afetividade

Autores

  • Marinalva Lopes RIBEIRO Universidade Estadual de Feira de Santana
  • France JUTRAS Université de Sherbrooke

Palavras-chave:

Afetividade, Competência afetiva, Relação educativa, Representações sociais

Resumo

Este artigo discute a compreensão do conteúdo e da estrutura das representações sociais de professores do ensino fundamental sobre afetividade. Valendo-nos de instrumentos de coleta de dados variados (associação livre, entrevistas semi-estruturadas e triagens hierarquizadas sucessivas) concluímos que a afetividade, na prática educativa, é importante para potencializar a aprendizagem cognitiva dos alunos. Ademais, destacamos os elementos que podem constituir a dimensão central da referida representação.

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Publicado

2006-03-31

Como Citar

RIBEIRO, M. L. ., & JUTRAS, F. . (2006). Representações sociais de professores sobre afetividade. Estudos De Psicologia, 23(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6776