A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo

Autores

  • Angélica Bronzatto de Paiva e SILVA UNICAMP
  • Maria Cristina da Cunha PEREIRA UNICAMP

Palavras-chave:

Selecionado:surdez, educação de surdos, prática pedagógica com surdos, interação professor ouvinte-aluno surdo, imagem de surdez e interação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a imagem que professoras da escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo. Para isto foram realizadas entrevistas com 7 professoras do ensino fundamental (1ª a 4ª série) que têm em sua classe aluno surdo, o qual freqüenta concomitantemente o Cepre - Unicamp, onde é atendido por profissionais especializados em surdez. Além das entrevistas, foram realizadas observações da interação professora - aluno surdo na sala de aula. Com base em uma abordagem qualitativa, procedeu-se à análise de conteúdo do tipo temática e categorial, dando-se ênfase à categoria "aprendizagem". A análise de dados evidenciou que, apesar de as professoras afirmarem que o aluno surdo não apresenta problemas de aprendizagem, depreende-se, de suas falas, uma visão de limitação do aluno e uma expectativa baixa em relação à aprendizagem do aluno surdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L.(1977) Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70.

COLL, César e MIRAS, Mariana.(1996) A representação mútua professor/aluno e suas repercussões sobre o ensino e a aprendizagem. In: COLL, César; PALACIOS, Jesús, MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. v.2 Porto Alegre: Artes Médicas, 265-280.

MARCHESI, Álvaro e MARTIN, Elena.(1995) Da terminologia do distúrbio às necessidades educacionais especiais. In: COLL, César; PALACIOS, Jesús, MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar v.3 Porto Alegre: Artes Médicas, 7-23.

SCHWARTZMAN, José Salomão.(1997) Integração: do que e de quem estamos falando? In: MANTOAN, Maria Teresa E. e colaboradores. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnom: Editora SENAC, 62-66.

SILVA, A.B.P.(2000) O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do professor. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas, S.P.

Downloads

Publicado

2003-08-31

Como Citar

SILVA, A. B. de P. e, & PEREIRA, M. C. da C. . (2003). A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo. Estudos De Psicologia, 20(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6671