Autopercepção de crianças desatentas no ambiente escolar

Autores

  • Josiane Maria de Freitas TONELOTTO PUC-CAMPINAS
  • Vanda Maria Gimenes GONÇALVES PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

Déficit de Atenção, popularidade e rejeição

Resumo

Este estudo é parte de um estudo maior sobre crianças desatentas e seus comportamentos no ambiente escolar, cujo objetivo foi identificar crianças desatentas e verificar como se percebem no ambiente escolar. Os dados foram coletados em entrevistas individuais com os 127 sujeitos participantes e suas professoras. A análise dos dados definiu dois grupos distintos, um em que os problemas de atenção foram identificados e outro em que isto não ocorreu. Observou-se a presença de maior número de atitudes negativas em relação a si no grupo de crianças com problemas de atenção, o que, provavelmente, colabora para as dificuldades encontradas na escolaridade formal; a identificação dessa condição amplia as possibilidades de intervenções que auxiliem no dia-a-dia da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, E. M. L. S. (1978) Um estudo de adaptação de instrumentos para avaliação de atitudes de alunos com relação à escola, a si mesmos e do relacionamento entre colegas. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, v.30, n.4, p.27-43.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (1994) Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 4th ed. Washington, DC: American Psychiatric Association.

APPLEGATE, B.et al.(1997) Validity of the age-of-onset criterion for ADHD: a report from the DSM-IV field trials. Journal of American Academy of Child and Adolescence Psychiatry, v.36, n.9, p.1211-21

BARABASZ, M. & BARABASZ, A. (1996) Attention deficit disorder: diagnosis, etiology and treatment. Child Study Journal, v.26, n.1, p.1-37.

BARKLEY, R.A. (1990) Attention deficit hyperactivity disorder: a handbook for diagnosis and treatment London: Guilford Press.

BEE, H. (1997) O ciclo vital Porto Alegre: Editora Artmed.

BEE, H. (1999) A criança em desenvolvimento Porto Alegre: Editora Artmed.

BIEDERMAN, J. et al. (1996) A prospective 4-year follow-up study of attention-deficit hiperactivity and related disorders. Archives of General Psychiatry, v.53, n.5, p.437-46.

BIRCH, S.H. & LADD, G. W. (1998) Children's interpersonal behaviors and the child teacher relationship. Developmental Psychology, 34 (5): 934-946.

CHUNG, C. P. et al.(1998) Conceptions of success: their correlates with prosocial orientation and behavior in Chinese adolescents. Journal of Adolescence, 21(1):31-42.

COLL, C. & COLOMINA, R. (1996). Interação entre alunos e aprendizagem escolar. In: COLL, C. et al. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação Tradução de Angélica Mello Alves. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas. Tradução de: Desarrollo psicológico y educación: psicología de la educaçión, II.

COTUGNO, A. J. (1995) Personality attributes of attention deficit hiperactivity disorders (ADHD) using the rorschach inkblot test. Journal of Clinical Psychology, v.51, n.4, p.554-62.

CUBERO, R. & MORENO, M. C. (1995). Relações sociais nos anos escolares: família, escola, colegas. In: COLL, C. et al. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva Tradução de Marcos Ş G. Domingues. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas. Tradução de: Desarrollo psicológico y educación: psicología evolutiva, I.

HEILIGENSTEIN, E. et al. (1995). Presentation of unrecognized attention deficit hyperactivity disorder in college students. Journal American College Health, v.43, n.5, p.226-8.

HERRERO, M. E. (1994) Antisocial disorders in hyperactive subjects from childhood to adulthood: predictive factors and characterization of subgroups. American Journal of Orthopsychiatry, 64(4):510-521.

HOZA B. et al. (1993) The self-perceptions and attributions of attention deficit hyperactivity disordered and nonreferred boys. Journal of Abnormal Child Psychology, 21(3):271-286.

HOZA B. et al. (2001) Academic task persistence of normally achieving ADHD and control boys: self-evaluations and attributions. Journal of Consulting & Clinical Psychology, 69(2):271-283.

IVERSON, A. M. & IVERSON, G. L. (1996) Children's long-term reactions to participating in sociometric assessment. Psychology in the Schools, v.33, p.103-12.

JORGE, L.(1996) Escola e família: um estudo da percepção de mães sobre seus filhos em início de escolarização Campinas. 173 p. Tese (Doutorado em Educação) - Univer-sidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

KESSLER, S. (1996) Drug therapy in attention-deficit hiperactivity disorder. Southern Medicine Journal, 89(1)33-38.

KIDD, P.M. (2000) Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) in children: rationale for its integrative management, 52(2) 45-67.

LEUNG, A. K. C. et al. (1994) Attention-deficit hyperactivity disorder. Getting control of impulsive behavior. Postgraduation. Medicine, 95 (2):153-160.

LOPES, J. A. L. (1998) Distúrbio hiperativo de déficet de atenção em contexto de sala de aula: a incerta existência de um problema de desenvolvimento da infância e adolescência. Braga: Universidade do Minho.

LUFI, D. & PARISH-PLASS, J. (1995) Personality assessment of children with attention deficit hyperactivity disorder. Journal of Clinical Psychology, 51(1): 94-99.

MCEVOY, A. (2000) Antisocial behavior, academic failure, and school climate: a critical review . Journal of Emotional and Behavioral Disorders, 20 (2): 35-47.

MERRELL, K.W. (2001) An investigation of relationships between social behavior and ADHD in children and youth: construct validity of the home and community social behavior scales. Journal of Emotional and Behavioral Disorders. 52 (1) 564-587.

MITSIS, E. M. et al. (2000) Parent-teacher concordance for DSM-IV attention-deficit/hyperactivity disorder in a clinic-referred sample. Journal of American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, v. 39, n.3, p. 308-313.

MUSSEN, P. H. et al. (1995) Desenvolvimento e personalidade da criança 7. ed. Tradução de Maria Lúcia G. Leite Rosa. São Paulo: Ed. Harbra Ltda, Tradução de: Child Development & Personality, 7th edition.

NEWCOMBE, N. (1999) Desenvolvimento infantil: abordagem de Mussen 8Ş. ed. Tradução de Cláudia Buchweitz. Porto Alegre: Artes Médicas. Tradução de Child development: change over time.

O'CONNELL, K.L. (1996) Attention deficit hyperactivity disorder. Pediatrics Nurses, 22 (1):30-33.

PALACIOS, J. & HIDALGO, V.(1995) Desenvolvimento da personalidade nos anos pré-escolares. In: COLL, C. et al. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva Tradução de Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1995. Cap. 13, p.178-89. Tradução de: Desarrollo psicológico y educación: psicología evolutiva, I.

PAPALIA, D.E. & OLDS, S.W. (2000) Desenvolvimento humano 7a. ed. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, Tradução de Human Development.

SALVADOR, C. C. (1994) Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas. Tradução de Emilia de Oliveira Dihel.

SHAYWITZ, B. A. et al. (1997) Attention-deficit/hyperactivity disorder. Advances in Pediatry, 44:331-367.

SOUZA, I. et al. (2001) Comorbidade em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção. Arquivos de Neuropsiquiatria 59 (2B) 145-147.

TONELOTTO, J. M. F. (1998) Atenção e sua relação com atitudes de crianças no contexto escolar Tese (Doutorado em Ciências Médicas/Neurologia) - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Campinas, São Paulo, Brasil.

TONELOTTO, J.M.F. (2000) A problemática da avaliação das dificuldades de atenção. In SISTO, F.F. et al. Contextos e questões da avaliação psicológica São Paulo; Casa do Psicólogo.

VILLAR, I. O. & POLAINO-LORENTE, A.(1994) Estilos Atribucionales y autoestima en hiperatividad infantil. Revista de Psicología Geral Y Aplicada, 47(4):461-466.

WENTZEL, K. R. (1991) Social competence at school: relation between social responsibility and academic achievement. Review of Educational Research,61 (1):1-24.

Downloads

Publicado

2002-12-31

Como Citar

TONELOTTO, J. M. de F. ., & GONÇALVES, V. M. G. . (2002). Autopercepção de crianças desatentas no ambiente escolar . Estudos De Psicologia, 19(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6657