Disciplinas de Psicologia em cursos de graduação em enfermagem
Palavras-chave:
Cursos de Enfermagem, Psicologia, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo tem o objetivo de descrever características das disciplinas de Psicologia oferecidas em cursos de graduação em Enfermagem, em universidades públicas brasileiras. Até recentemente, a legislação que rege a grade curricular de tais cursos é a Portaria 1721 de 15 de Dezembro de 1994, do Ministério da Educação e do Desporto. Verificou-se que tais disciplinas são oferecidas em caráter obrigatório, na maior parte das escolas, com uma carga horária que atende ao mínimo previsto pela legislação, não são ministradas apenas por psicólogos e seu conteúdo é, na maior parte das vezes, de Psicologia Geral. Os esforços de inserção destas disciplinas vão ao encontro de uma formação do profissional enfermeiro que visa superar o modelo médico biológico.
Downloads
Referências
BOTEGA, N.J. (1994) O ensino de Psicologia Médica no Brasil: uma enquete postal, Revista da ABP-APAL, 16 (2): 45-51.
CHRISTÓFARO, M.AC. (1991) Currículo mínimo para a formação do Enfermeiro: na ordem do dia, Revista Brasileira de Enfermagem, 44 (2/3): 7-9.
DELA COLETA, M.F. e D’AMORIN, M.AM. (1998) Psicologia da Saúde: tendências temáticas, teóricas e metodológicas, Mente Social, 4 (1): 33-51.
GIGLlO, J. S. (1983) A situação do ensino de Psicologia Médica no Brasil hoje, em M. Knobel e S. Saidemberg, Psiquiatria e Higiene Mental, São Paulo, Editora Autores Associados.
HOGAN, D. e KWIATKOWSKI, R. (1998) Emotional aspectos of large group teaching, Human Relations 51 (11):1403-1417.
JENKINS, J. J. (199l)Teaching Psychology in large classes: research and personal experience, Teaching of Psychology, 18 (2): 74-80.
KRETSCHMER, E. (1972) Psychologie Medicale, Payot, Paris.
MANZOLLI, M. C. (1980) A Psicologia em escolas de Enfermagem: o ensino, a docência e a pesquisa. Tese de Livre Docência, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
________________(1985) Formação profissional do Enfermeiro- contribuições da Psicologia, São Paulo, Sarvier.
SONENREICH, C. e BASSIT, W. (1979) O conceito de psicopatologia, São Paulo, Manole.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Maria Pimenta CARVALHO, Emília Tiemi FUKUSHIMA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.