Uma introdução ao estudo cognitivo da memória a curto prazo: da teoria dos múltiplos armazenadores a memória de trabalho

Autores

  • Márcia da MOTA Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

cognição, memória, memória de trabalho

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão teórica dos principais estudos publicados a respeito do sistema de memória a curto prazo. A primeira parte deste artigo trata de uma revisão histórica do estudo da memória a curto prazo. Na segunda parte, discutimos o modelo de múltiplos armazenadores e as principais evidências empíricas pró e contra este modelo. Na terceira parte deste estudo, discutimos o modelo de Memória de Trabalho e suas implicações para o estudo da cognição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BADDELEY, (1986). Working Memory. Oxford: Oxford University Press.

BRADLEY & BRYANT, (1983). Categorizing sounds and learning to read - a causal connection. Nature, 301, pp 419-521.

CONRAD (1964). Acoustic confusions in immediate memory. British Journal of Psychology, 55, 75-84.

EYSENCK & KEANE (1990). Psicologia Cognitiva: Um manual Introdutório. Porto Alegre: Artes Médicas.

MILLER (1956). The magic number 7, plus or minus two: some limits on our capacity for processing information. Psychological Review, 63, 81-93.

REGO, (1991). The role of early linguistic awareness inchildren’s readingand spelling. A thesis submitted for the degree of Doctor of philosophy. Oxford University.

Downloads

Publicado

2000-12-31

Como Citar

MOTA, M. da . (2000). Uma introdução ao estudo cognitivo da memória a curto prazo: da teoria dos múltiplos armazenadores a memória de trabalho. Estudos De Psicologia, 17(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6590