Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pré-escolares

Autores

  • João Serapião de Aguiar PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

Formação de Conceitos, Jogos, Pré-Escola, Psicomotor

Resumo

Os objetivos deste estudo foram os de investigar a influência de um programa de jogos recreativos infantis sobre a aprendizagem de conceitos básicos em pré-escolares e verificar sua generalização para a situação de sala de aula. Foram sujeitos 40 crianças de três a cinco anos de idade. O delineamento utilizado foi de pré-teste, treinamento, pós-teste e teste de generalização. No pré e no pós-teste foi utilizado o Teste de Conceitos Básicos de Boehm. No pré-teste, os alunos tinham maior domínio dos conceitos pertencentes à área de espaço, seguida da de tempo, mistura e quantidade. Após o treino, os melhores desempenhos ocorreram nos conceitos pertencentes à área de espaço, seguida da de quantidade, tempo e mistura. A análise estatística apontou a eficiência da aplicação do programa de jogos recreativos infantis para o domínio e a generalização dos conceitos treinados. Os dados foram discutidos com base em um referencial cognitivista de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, P.N. (1987). Educação Lúdica. São Paulo: Edições Loyola.

Bandura, A. (1969). Principies of Behavior Modification. New York: Holt, Rinehart and Winston, Inc, Traduzido para o português por Eva Nick, para a Editora Interamerieana Ltda., 1979.

______ . (1977). Social Learning Theory. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.

______ . (1986). Social Foundations of Thought and A ction. A Social Cognitive Theory. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.

Boehm, A.E. (1971). Boehm Test of Concepts. New York: Psyehologieal Corporation. Traduzido para o português por Otacílio Rainho, para o CEPA, 1977.

Bomtempo, E. (1974). Papel do Brinquedo no Controle do Comportamento. Boletim de Psicologia, 25(66),13-16.

Claparède, E. (s/d). L 'Education Fonctionnelle. Traduzido para o português por lB.Damase Penna, para a Companhia Editora Nacional, 1940.

Coste, J.C. (1977). La Psychomotricité. Paris: Presses Universitaires de Franee. Traduzido para o português por Álvaro Cabral, para a Zahar Editores, 1978.

Cratty, B.F. (1973). lntelligence in Action. New Jersey: Prentice-Hall, lnc. Traduzido para o português por Roberto Goldkorn, para a Difel, 1975.

Gagné, R.N. (1975). Essentials of Learning for Instruction. New York: Holt, Rinehart and Winston, Inc.Traduzido para o português por Rute Vivian Angelo, para a Editora Globo, 1980.

Jacquin, G. (s/d). L 'Educationpar le Jeu. Paris: Éditions Fleurus. Traduzido para o português por Teresa de Araújo Penna, para a Livraria Editora Flamboyant, 1963.

Le Boulch, J. (1980). L' Éducation par le Mouvement - La Psychocinétique a L'âge ScoIaire. Paris: Les Éditions ESF. Traduzido para o português por Carlos Eduardo Reis e Bernardina Machado Albuquerque, para a Editora Artes Médicas, 1983.

Piaget, J. (1962). Play, Dreams and Imitation in Childhood. New York: W. W. Norton.

____. (1964). Six Études De PsychoIogie. Genêve. Éditions Gonthier S.A. Traduzido para o português por Maria Alice Magalhães D' Amorim e Paulo Sérgio Lima e Silva, para a Editora Forense, 1967.

____. (1969). Psychologie et Pedagogie. Paris: Éditions Denoêl. Traduzido para o português por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva, para a Editora Forense Universitária Ltda., 1976.

Piaget, J. e Inhelder, B. (1959). La Genêse des Structures Logiques EIementaires. Suíça: Elachaux et Niestlé, Neuchâtel. Traduzido para o português por Álvaro Cabral, para a Zahar Editores, 1975.

_____ . ( 1962). Le Developpement des Quantités Psysiques chez L'Enfant. Suíça: Delachaux et Niestlé, Neuchâtel. Traduzido para o português por Christiano Monteiro Oiticica, para a Zahar Editores, 1975.

Piaget, J. e Szeminska, A. (1964). La Genêse du Nombre chez L'Enfant. Suíça. Éditions Delachaux et Niestlé, Neuchâtel. Traduzido para o português por Christiano Monteiro Oiticica, para a Zahar Editores, 1975.

Silva, F.H.S. Análise da Interferência de Dois Procedimentos na Aprendizagem Operatória. Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1995.

Wynn, K. (1990). Children' s Understanding of Counting. Cognition, 36. 155-193.

Downloads

Publicado

1997-08-31

Como Citar

Aguiar, J. S. de . (1997). Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pré-escolares. Estudos De Psicologia, 14(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5794