A opção pelo triatlo como uma prioridade de vida: um estudo fenomenológico

Autores

  • Erika Höfling Epiphanio PUC-CAMPINAS
  • Mauro Martins Amatuzzi PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

Psicologia fenomenológica, esporte, escolha, triatlo

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo descrever a estrutura de escolha pelo esporte como uma prioridade de vida em triatletas, dentro de um enfoque fenomenológico. Os sujeitos desta pesquisa foram quatro triatletas: dois homens, duas mulheres. Todos os sujeitos passaram por uma entrevista inicial para a coleta de depoimentos sobre a vivência de priorização pelo triatlo. A análise das entre- vistas seguiu a metodologia proposta por GIORGI (1985), que se dá em quatro passos, porém, foram acrescentados alguns passos de confirmação dos resultados com o próprio sujeito. l-leitura total do depoimento; 2-divisão em unidades de significado; 3-transformação em compreensão do pesquisador; 4-sintese específica; 5-entrevista com o sujeito para confirmação dos dados; 6- comparação das sínteses; 7-síntese geral. Após a análise dos resultados, percebeu-se que a escolha pelo triatlo seguiu uma estrutura específica. O triatleta inicia sua prática esportiva na infância sofrendo influência da família; em uma fase da vida começa a ter novos interesses, que competem com o interesse esportivo. Neste momento, o atleta abandona temporariamente a prática esportiva. Em seguida, retoma esta prática, por sentir falta dos prazeres proporcionados pelo esporte. A manutenção do esporte é estimulada pelos prazeres, mas é geradora de conflitos. Esta pesquisa mostrou que o estudo do esporte é muito rico, não apenas para a área esportiva como para a psicologia em geral, sendo que com o presente estudo muitas curiosidades científicas surgiram para serem trabalhadas posteriormente.

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Publicado

1997-12-31

Como Citar

Epiphanio, E. H. ., & Amatuzzi, M. M. . (1997). A opção pelo triatlo como uma prioridade de vida: um estudo fenomenológico. Estudos De Psicologia, 14(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5782