Escala de Autoeficácia Docente para o uso de metodologias ativas
validade baseada em critério externo
Palavras-chave:
Educação superior, Testes psicológicos, Avaliação psicológica, Autoeficácia, ProfessoresResumo
Objetivo
Examinar evidências de validade convergente-divergente com base na relação com variáveis externas para a Escala de Autoeficácia Docente para o uso de Metodologias Ativas.
Método
Estudo transversal exploratório que buscou correlações entre a Escala de Autoeficácia Docente para o uso de Metodologias Ativas e os fatores de outros dois instrumentos: Escala de Bem-Estar no Trabalho e Maslach Burnout Inventory. Participaram desse estudo 317 professores de diferentes universidades brasileiras públicas e privadas que utilizam metodologias ativas.
Resultados
A autoeficácia docente se correlacionou positivamente com afetos positivos, realização/expressividade e realização profissional, além de correlacionar-se negativamente com afetos negativos e exaustão emocional, conferindo correlações significativas de magnitude fraca. Pelo modelo de path analysis, realização pessoal e profissional foram preditoras da autoeficácia docente para promoção de aprendizagem ativa.
Conclusão
Considera-se que a escala possui evidências adequadas de validade baseadas na relação com variáveis externas, podendo ser utilizada em pesquisas no contexto brasileiro.
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