Escolarização tardia: um ensino com necessidade de definições

Autores

Resumo

A situação educacional de nosso país ainda inspira muitos cuidados. Esta preocu­ pação decorre dos altos índices de reprovação e de exclusão de alunos que não conseguem com­ pletar sequer um ciclo de escolarização ou que nem chegam a freqüentar os bancos da escola.

A UNESCO, em 1974, informou que na América Latina 20% da população de 7 a 12 anos estava fora do sistema educacional e ape­ nas 53% da população escolarizada chegava à 4ª série (Ferreiro & Teberosky, 1986).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANUÁRJO ESTATÍSTICO DO BRASIL (1994) Ministério do Planejamento e Orçamento.

CANEDO, L.B. (1993) A família, a escola e a questão educacional. Leitura: Teoria e Prática. Ano 12, 21: 3-9.

CRINER, L. A. (1990) Shelf-concept development: A teacher's task. Adult Literacy and Basic Edu­ cation 14, nº 2.

DUARTE, N. (1986) O ensino de matemática na educação de adultos. São Paulo: CortezJAutores Associados.

FERREIRO, E. & TEBEROSKY, A. (1986) Psi­cogénese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.

FIAD, R.S. (1992) A escrita na escola e na so­ ciedade. Estudos linguísticos Anais do XXI° Seminário do GEL 11. Jaú.

FORTIZZI, L.A. (1990) An assessment of the edu­cational needs and interests of older, 10.v-literate adults. Adult Literacy and Basic Education 14, nº 2.

LURIA, A.R. (1988) Diferenças culturais de pen­ samento. ln: VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R. e LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone.

__________. (1990) Desenvolvimento cognitivo. São Paulo: Ícone.

MALICKY, G.V. & NORMAN, C.A. (1996) Per­ceptions of adult literacy learners about them­ selves and their tives. Adult Basic Education, 6,

(1): 3-20

OLIVEIRA, M.K. (1987) O inteligente e o "es­ tudado". Alfabetização, escolarização e com­ petência entre adultos de baixa renda. Revista Faculdade de Educação, São Paulo 13(2): 5-14.

REVISTA NOVA ESCOLA (1990) Afinal, o que é alfabetizar? 12, ago. 1990: 17.

SMOLKA, A.L.B. (1989) A criança na fase inicial da escrita. A alfabetização como processo dis­ cursivo. São Paulo: Cortez.

TFOUNI, L.V. (! 988) Adultos não alfabetizados. O avesso do avesso. Campinas: Pontes Editora

VYGOTSKY, L.S. (1984) A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

WILLIAMS, R. P. & STRANGE, T. (1990) Matching Program characteristics to adult lite­ racy learners. Adult Literacy and Basic Educa­ tion 14, nº 2.

Downloads

Publicado

1996-12-31

Como Citar

Martincowski , T. M. (1996). Escolarização tardia: um ensino com necessidade de definições. Estudos De Psicologia, 13(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12558