Análise das representações cognitivas através do Pré-Bender e suas relações com o desempenho escolar

Autores

Palavras-chave:

Representações Cognitivas, Desempenho Escolar, Provas de Organização Grafo- Perceptiva

Resumo

O estudo propõe um modelo de análise das representações cognitivas a partir de uma adaptação das Provas de Organização Perceptiva para crianças pré-escolares de Santucci (1960) e Koppitz (1958). Esta proposta de avaliação do Nível de Representações Cognitivas através da relação entre os Erros Percepto Motores (EPM)e Pontos Positivos (PP) permitiu diferenciar alunoscom dificuldades escolares, e mostrou-se útil para a determinação de recursos específicos a serem desenvolvidos pela criança, nos casosem quese faz necessária uma intervenção. Os dados sugerem pesquisas que possam caracterizar os EPM em termos de sua evolução genética, de modo a permitir urna interpretação genética dos comportamentos requeridos para a execução correta das figuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDELLI, C. e MALUF, M.R. Que valor o professor atribui à capacidade, esforço e resultado obtido pelos alunos em contato de realização escolar? Arquivos Brasileiros de Psicologia, 1984, 36(4),132-141.

BENDER, L. Test Guestaltico Visomotor. Buenos Aires. Editorial Paidos, 1977 (1938).

CLARIZIO, H. & VERES, V. A short-tenn version ofthc Wisc-R forthe lcarning disabilities. Psychology in the Schools,1984, 21, 2, 154-157.

CRUZ, J.G. Os testes e a clínica. Em: A inteligência aprisionada. Fernández, A. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

FERNÁNDEZ, A. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

KOPPITZ,E.M. The Bender Gestalt Test and leaming disturbances inyoung children. J. of Clinicai Psycho­ logy,1958, 14, 292-295.

KOP?ITZ, E.M.; SULLIVAN, J.; BLYTH, D. and SHELTON, J. Prediction offirst gradeschool achieve­ ment with the Bender Gestalt Test and Human Figure Drawings. Journal of Clinicai Psychology, 1959, 15: 164-168.

KOPPITZ, E.M. Teacher's attitude and children's per­ formance on the Bendcr Gestalt Test and Human Figure Drawings. Journal of Clinicai Psychology, 1960, 16: 204-208.

__________. O teste gestáltico Bender para crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

LAFLAQUTERE, A.ModelesInterneset attitudes dans les tâches de représcntation graphique chez l'enfant. Enfance, 1977, 2-4, 167-187.

LEHMAN, J. and BREEN,M. A Comparative analysis of thc Bender-Gestalt and Beery/Buktcnica Tests of visual-motor integration as a function of grade levei for regular education students. Psychology in the schools, 1982, 19, 52-54.

MAMON: 1, M. La primeira entrevista con el psicoana­ lista. Buenos Aires, Granica, 1973.

SANTUCCI, H. Provagráfica deorganização perceptiva para crianças de 4 a 6 anos (Cópia de Formas Geométricas). Em: Zazzo, R. Manual para o exame psicológico da criança (1960). São Paulo, Mestre Jou, 1968.

SEXTON, L.C. & TRELVAR,J.H.Cognitive and percep­ tual measurcs as predictor of fourth-grade achievc­ ment. Psychology in theSchools,1982, 19,1,122-128.

SHARPLEY, C.F.&EDGAR, E. Teacher's ratings versus standardized tests:anempirical investigation of agree­ ment betwecntwo índices of achievement. Psychology in the Schools,1968, 23, 1, 106-111.

WRIGHT, D. & DEMERS, S.T. Comparison ofthe rela­ tionships between two measures of visual-motor­ coordination and academic achievement. Psychology intheSchools, 1982, 19,4,473-477.

Downloads

Publicado

1995-12-31

Como Citar

Paiva, M. L. F. (1995). Análise das representações cognitivas através do Pré-Bender e suas relações com o desempenho escolar. Estudos De Psicologia, 12(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12331