Investigando a formação e atuação do supervisor de estágio em Psicologia Clínica
Palavras-chave:
Supervisão Clínica, Supervisor Clínico, Treinamento em Psicologia ClínicaResumo
A avaliação dos supervisores de estágio supervisionado em psicologia clínica foi a principal meta deste estudo. Seu treinamento, experiências, papéis, normas, objetivos e bases teóricas utilizadas foram identifi cados com o fim de elaborar um perfil dos supervisores brasileiros. O instrumento utilizado foi um questionário para supervisores contendo 22 questões abertas, versando sobre aspectos do supervisor. Os sujeitos foram divididos em dois grupos de acordo com sua linha teórica: Comportamental-Cognitiva (N-6) e Psicodinâmica (N=l2). Os resultados sugerem um profissional totalmente despreparado, com um modelo de supervisão baseado em teorias psicoterápicas e em sua própria experiência, sem a execução de um planejamento sistemático da supervisão e total desconhecimento da ciência da supervisão. Os sujeitos demonstraram diferenças em relação aos papéis do supervisor e os critérios de avaliação de seus supervi sionados.
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