Investigando a formação e atuação do supervisor de estágio em Psicologia Clínica

Autores

Palavras-chave:

Supervisão Clínica, Supervisor Clínico, Treinamento em Psicologia Clínica

Resumo

A avaliação dos supervisores de estágio supervisionado em psicologia clínica foi a principal meta deste estudo. Seu treinamento, experiências, papéis, normas, objetivos e bases teóricas utilizadas foram identifi­ cados com o fim de elaborar um perfil dos supervisores brasileiros. O instrumento utilizado foi um questionário para supervisores contendo 22 questões abertas, versando sobre aspectos do supervisor. Os sujeitos foram divididos em dois grupos de acordo com sua linha teórica: Comportamental-Cognitiva (N-6) e Psicodinâmica (N=l2). Os resultados sugerem um profissional totalmente despreparado, com um modelo de supervisão baseado em teorias psicoterápicas e em sua própria experiência, sem a execução de um planejamento sistemático da supervisão e total desconhecimento da ciência da supervisão. Os sujeitos demonstraram diferenças em relação aos papéis do supervisor e os critérios de avaliação de seus supervi­ sionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANPEPP {1994) Catálogo de Programas de Pós­ Graduação. Campinas. Átomo.

BARTELL, P.A. & RUBIN, L.J. (1990) Dangerous Liaisons: sexual intimacicis in supervision. Profes­ sional Psychology: Research and Practice, 21(6): 442-450.

BASTOS, A.V.B.; ROCHA, N.M.D.; PESSOA, A.L.P. & FERRAZ, A.R.Q. {1993) Os serviços de psicologia aplicada: uma análise das condições de estágio em instituições públicas, privadas e confessionais. Re­latório de Pesquisa apresentado à Camara de Orientação e Fiscalização do Conselho Federal de Psicologia.

BENCHAYA, R. (1992) Percepção do estágio supervi­ sionado e psicologia escolar: relatos de estagiários e supervisores. Dissertação de Mestrado, IPUSP.

BERNARD, J.L. (1975) Due Process in Dropping the Unsuitable Clinicai Student. Professional Psychology, 6: 275-278.

BERNARD, J.M. & GOODYEAR, R.K. (1992) Funda­mentais of Clinicai Supervision. Boston: Allyn e Bacon.

BRUNSTEIN, B. & BOFF, T.B. (1991) Ética e super­visão. ln Mabilde, L.C.(Org.) Supervisão em psiquia­ tria e em psicoterapia analítica. Porto Alegre: Ed. Mercado Aberto.

CAMPOS, L.F.L. (1989) Supervisão clínica: um instru­ mento de avaliação do desempenho clínico. Disser­ tação de Mestrado, PUCCAMP, Campinas.

__________. (1994) Supervisão em psicologia clínica: critérios, condutas e modelos de supervisão. Tese de Doutorado, IPUSP, São Paulo.

CARIFIO, M.S. & HESS, A.K. (1987) Who is the ideal supervisor? Professional Psychology: Research and practice,18(3): 244-250.

CARVALHO, A.M.A.(1982) A profissão em perspectiva. Psicologia,8(2): 5-17.

__________.(1986) Formação profissional e atuação do psicólogo: alguns dados a respeito da relação entre atividades extracurriculares desempenhadas por alunos de Psicologia e condições de atuação após a formatura. Boletim de Psicologia, 36(85): 31-39.

__________.(1988) Quem é o psicólogo brasileiro? São Paulo: EDICON.

CRUZ, J.C.(1991) Fases da supervisão. ln Mabilde, L.C. (Org.) Supervisão em psiquiatria e em psicoterapia analítica. Porto Alegre: Ed. Mercado Aberto.

DREW, C.J. (1980) Jntroduction to Design and Conduc­ ting Research. C.V. Mosby co.: St. Louis, Missuri.

ELLIS, M.V., DELL, D.M. & GOOD, G.E. (1988) Counselor Trainees' Perceptions of Supervisor Roles: Two Studies Testing Toe Dimensionality of Supervi­ sion. Journal of Counseling Psychology, 35(3): 315- 324.

FRIEDLANDER, M.L. & WARD, L.G. (1984) Develop­ment and Validation ofthe Supervisory Styles lnven­ tory. Journal of Counseling Psychology, 3/(4): 541-557.

GONÇALVES, C.L.C. (1994) Formação e estágio acadêmico psicologia escolar no Brasil: análise cur­ ricular. Dissertação de Mestrado, PUCCAMP, Campinas, Brasil.

GUILHARDI, H.J.(1988) A formação do terapeuta com­ portamental. Que formação? ln Lettner, H. e Rangé, B. Manual de psicoterapia comportamental. São Paulo: Ed. Manole.

HAMBURG, P. & HERZOG, D. (1990) Supervising the Therapy of Patients With eating disorders. American Journal of Psychoterapy, 44(3): 369-380.

HARRAR, W.R.; ViNDER GREEK, L. & KNAPP, S. (1990) Ethical and Legal Aspects ofClinical Supervi­ sion. Professional Psychology: Research and Prac­ tice, 21(1): 37-41.

HOLLOWAY, E.L. (1988) Models of Counselor Deve­ lopment or Training Models for Supervision? Rejoin­ der to Stoltemberg e Delworth. Professional Psychology: Research and Practice, 19(2): (138-140).

KENNARD, B.S.; STEWART, S.M. & GLUCK, M.R. (1987) The Supervision Relationship: Variables Con­ tributing to Positive Versus Negatives Experiences. Professional Psychology: Research and Practice, 18(2): 172-175.

LAMBERT, M.J. & ARNOLD, R.C.(1987) Research and the Supcrvisory Process. Professional Psychology: Research and Practice, 18(3): 217-224.

LANGS, R. (1989) Reactions ofSupervisees (And Super­ visors) To New Leveis in Psychoanalytic Discovery and Meaning. Contempory Psycanalisys, 25(1): 77-97.

LUMSDEN, E.A.; GROSSLIHTH, J.H.; LOVELAND, E.H. & WILLIANS, J.E. (1988) Preparation of Graduate Students as Classroom Teachers and Super­ visors in Applied and Rcscarch Sctting. Teaching of Psychology, 15(1):5-9.

MACHADO, P.M.(1991) Basesteóricas. InMabilde,L.C. (Org.) (1991) Supervisão em psiquiatria e em psi­ coterapiaanalítica. Porto Alegre: Ed.Mercado Aberto.

MEAD, E.M (J 990) Effective Supervision: a task-oriented model for the mental healt profession. New York: Brunner/Mazel Inc.

NEWMAN, A.S. (1981) Ethical in the Supervision of Psychotherapy. Professional Psychology: Rcsearch and Practice, 12(6): 690-695.

OLK, M.E. & FRIEDLANDER, M.L. (1992) Trainee's Experiences of Role Conflict and Role Ambiguity in Supcrvisory Relationships. Journal of Counseling Psychology, 39(3): 389-397.

POPE, K.S.; LEVENSON, H. & SCHAVER, L.R. (1979) Sexual Intimacy in Psychology training. Results and Irnplications of a National Survey. American Psy­ chologist, 34(8): 682-689.

RICKARD, H.C.; PRENTICE-DUNN, S.; ROGERS, R.W.; SCOGIN, F.R. & LYMAN, R.D. (1991) Theaching of Psychology: A Required Course for Ali Doctral Students. Teaching of Psychology,18(4):235- 237.

ROSA, J.T. (1979) Descrição e análise de um sistema programado deinstrução introdutório deterapiacom­ portamental para adultos. Tese de Doutoramento, Universidade de São Paulo.

SEMINÉRIO, F.Lo P.; BASSANI, F.M.;LOPES, L.C.l' ALMEIDA, N.F. et alii (1987) Currículo de psicolo­ gia: reforma ou implosão? Uma polêmica atual. Cadernos do lSOP, 9:5-73.

SHANFIELD, S.B.; MATTHEUS, K.L. & HETHERLY, V. (1993) What do excellent Psychotcrapy Supervisors do? American Journal of Psychiatry, 150(7): 1081-1084.

SILVA, J.F.G. (1991) Aspectos da comunicação na super­ visão analítica Revista Brasileira de Psicanálise, 25(2): 279-289.

WAMPLER, L.D. & STRUPP, H.H. (1976) Personal Therapy for Students in clinicai Psychology: a rnatter offaith? Professiona/ Psychology, 195-20lp.

WATKINS, C.E. Jr. (1991) Reflcctions on the preparation of psychotherapy supervisors. Journa/ of clinicai psy­ chology, 47(6): 145-147.

__________ .(1993) Developrncnt of the psychotherapy supervisor concepts, Assernptions and hipotheses of the supervisor complexity model. American Journal of Psychotherapy, 47(1): 58-74.

WEBER, S. & CARRAHER, T.N. (1982) Reforma cur­ricular ou definição de diretrizes: uma proposta para o curso de psicologia. Psicologia, 8(1): 01-13.

WITIBR, G.P.; BASTOS, A.V.B.; BONFIM, E.M. & GUEDES, M.doC. (1992a) Atuação do psicólogo: espaços e movimentos. ln Conselho Federal de Psi­cologia. Psicólogo brasileiro: construçcio de novos espaços. Campinas: Ed. Átomo.

WITIBR, G.P.; WITIER, C.; GONÇALVES, C.L.C.; YUKIMITSU, M.T.C.P. & NAPOLITANO, J.R. (1992b) Formação e estágio acadêmico em psicologia no Brasil. ln Conselho Federal de Psicologia. Psicólogo brasileiro: construção de novos espaços. Campinas: Ed. Átomo.

WITIER, G.P.; WITIER, C.; YUKIMITSU, M.T.C.P. & GONÇALVES, C.L. (1992c) Atuação do psicólogo escolar e educacional no Brasil: perspectivas através detextos(1980-1992) ln ConselhoFederal de Psicolo­ gia. Psicólogo brasileiro: construção de novos espaços. Campinas: Ed. Átomo.

Downloads

Publicado

1995-12-31

Como Citar

Campos, L. F. de L. (1995). Investigando a formação e atuação do supervisor de estágio em Psicologia Clínica. Estudos De Psicologia, 12(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12330