Estrutura comparativa de semelhanças e diferenças entre árvore e modelo cognitivo da Teoria Cognitivo-Comportamental

Autores

  • Maria de Fátima MARCELOS Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação, Grupo de Pesquisa em Analogias e Metáforas na Tecnologia, na Educação e na Ciência. https://orcid.org/0000-0003-3486-4790
  • Ronaldo Luiz NAGEM Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. https://orcid.org/0000-0001-9131-7537
  • Alan Rodrigo ANDRADE Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Departamento Acadêmico de Educação, Grupo de Estudos em Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia, Educação e Ciência. https://orcid.org/0000-0001-9392-6424

Resumo

Objetivo
Contribuir para estudos em Psicologia por meio da análise sistemática e metodológica da comparação entre uma árvore e o modelo cognitivo da Teoria Cognitivo-Comportamental, estabelecendo semelhanças e diferenças entre os domínios comparativos.

Método
A pesquisa é qualitativa, exploratória, documental, fundamentada na Metáfora Conceptual, na Teoria Cognitivo- Comportamental e na Metodologia de Ensino com Analogias e parte da hipótese da existência de uma metáfora conceptual em que “o modelo cognitivo se estrutura como uma árvore”, transpondo características entre ambos. Verifica-se, classifica-se e analisa-se a comparação por meio de raciocínio analógico e do preenchimento de quadros comparativos entre veículo e alvo.
Resultados
Os resultados apontam a complexidade e o potencial da comparação, caso seja tratada sistemática e metodologicamente.
Conclusão
A hipótese de pesquisa é corroborada.

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Publicado

2023-11-16

Como Citar

MARCELOS, M. de F., NAGEM, R. L., & ANDRADE, A. R. (2023). Estrutura comparativa de semelhanças e diferenças entre árvore e modelo cognitivo da Teoria Cognitivo-Comportamental. Estudos De Psicologia, 40. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10425

Edição

Seção

PSICOLOGIA COGNITIVA, PERCEPÇÃO E NEUROCIÊNCIA