Avaliação de uma intervenção antibullying no contexto escolar
Palavras-chave:
Adolescência, Bullying, PrevençãoResumo
Objetivo
Este estudo tem por objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção antibullying realizada com adolescentes de escola pública.
Método
Foi utilizado delineamento longitudinal, quase-experimental, com avaliação em pré-teste e pós-teste imediato. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, Cartoon Test, KIDSCREEN-52 e Social Support Appraisals. A intervenção teve quatro edições e consistiu em oito encontros semanais, totalizando 16 horas. Participaram do estudo 69 adolescentes (12-17 anos), sendo 40 alocados no Grupo Experimental e 29 no Grupo Controle.
Resultados
Após a intervenção, o Grupo Experimental demonstrou melhoras na percepção de bullying, qualidade de vida e apoio social. A análise intergrupos indicou melhor percepção do bullying para o Grupo Experimental.
Conclusão
A partir dos dados, conclui-se que a intervenção demonstrou eficácia e tem potencial para ser replicada no contexto escolar.
Downloads
Referências
Barzilay, S., Brunstein, K. A., Apter, A., Carli, V., Wasserman, C., & Hadlaczky, G. (2017). Bullying victimization and suicide ideation and behavior among adolescents in Europe: a 10-Country Study. Journal of Adolescent Health, 61, 179-186. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2017.02.002
Bonell, C., Allen, E., Warren, E., McGowan, J., Bevilacqua, L., Jamal, F., Legood, R., Wiggins, M., Opondo, C., Mathiot, A., Sturgess, J., Fletcher, A., Sadique, Z., Elbourne, D., Christie, D., Bond, L., Scott, S., & Viner, R. M. (2018). Effects of the Learning Together Intervention on bullying and aggression in English secondary schools (INCLUSIVE): a cluster randomised controlled trial. Lancet, 392(10163), 2452-2464. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)31782-3
Borges, A., Matos, M. G., & Diniz, J. A. (2011). Processo adolescente e saúde positiva: âmbitos afectivo e cognitivo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(2), 281-291. https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000200009
Chapman, R. L., Buckley, L., Sheehan, M. C., Shochet, I. M., & Romaniuk, M. (2011). The impact of school connectedness on violent behavior, transport risk-taking behavior, and associated injuries in adolescence. Journal of School Psychology, 49(4), 399-410. https://doi.org/10.1016/j.jsp.2011.04.00
Durgante, H., & Dell’Aglio, D. D. (2018). Critérios metodológicos para a avaliação de programas de intervenção em Psicologia. Avaliação Psicológica, 17(1), 155-162. https://doi.org/10.15689/ap.2017.1701.15.13986
El Achkar, A. M. N., Leme, V. B. R., Soares, A. B., & Yunes, M. A. M. (2017). Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, 21(3), 417-426. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2017/021311151
Field, A. (2013). Discovering statistics using SPSS (3th ed.). SAGE Publications.
Franco, G. R., & Rodrigues, M. C. (2014). Programas de intervenção na adolescência: considerações sobre o desenvolvimento positivo do jovem. Temas em Psicologia, 22(4), 677-690. https://doi.org/10.9788/TP2014.4-01
Garaigordobil, M., Mollo-Torrico, J. P., & Larrain, E. (2019). Prevalencia de bullying y cyberbullying en Latinoamérica: una revisión. Revista Iberoamericana de Psicología, 11(3), 1-18. https://doi.org/10.33881/2027-1786.rip.11301
Gouveia, P., Leal, I., & Cardoso, J. (2017). Bullying e agressão: estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar. Psicologia, 31(2), 69-87. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1116
Guedes, D. P., & Guedes, J. E. P. (2011). Translation, cross-cultural adaptation and psychometric properties of the KIDSCREEN-52 for the Brazilian population. Revista Paulista de Pediatria, 29(3), 364-371. https://doi.org/10.1590/S0103-05822011000300010
Juvonen, J., Schacter, H. L., Sainio, M., & Salmivalli, C. (2016). Can a school-wide Bullying Prevention Program improve the plight of victims? Evidence for risk x intervention effects. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 84(4), 334-344. https://doi.org/10.1037/ccp0000078
Kaufman, T. M., Kretschmer, T., Huitsing, G., & Veenstra, R. (2018). Why does a universal anti-bullying Program not help all children? Explaining persistent victimization during an intervention. Prevention Science, 19, 822-832. https://doi.org/10.1007/s11121-018-0906-5
Levitt, H. M., Bamberg, M., Creswell, J. W., Frost, D. M., Josselson, R., & Suárez-Orozco, C. (2018). Journal article reporting standards for qualitative primary, qualitative meta-analytic, and mixed methods research in psychology: the APA publications and communications board task force report. American Psychologist, 73(1), 26-46. https://doi.org/10.1037/amp0000151
Lisboa, C. S. M., Horta, C. L., Weber, J. L. A., & Almeida, L. (2014). Mitos e fatos sobre bullying. In C. S. M. Lisboa, G. W. Wendt, & J. R. Pureza (Eds.), Mitos e fatos sobre bullying: orientações para pais e profissionais (pp. 15-27). Sinopsys.
Lopes, A. L. M., Silva, S. A., Castro, D. F. A., Bógus, C. M., & Fracolli, L. A. (2013). Evaluation of programs, services and technologies from the health promotion perspective: a theoretical reflection. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, 26(4), 590-594. https://doi.org/10.5020/18061230.2013.p590
Martínez-González, R. A., Rodríguez-Ruiz, V., Álvarez-Blanco, L., & Becedóniz-Vázquez, C. (2016). Evidence in promoting positive parenting through the program-guide to develop emotional competences. Psychosocial Intervention, 25(2), 111-117. https://doi.org/10.1016/j.psi.2016.04.001
Martín-Quintana, J. C., Chaves, M. L. M., López, M. J. R., Byme, S., Ruiz, B. R., & Suárez, G. R. (2009). Programas de educación parental. Intervención Psicosocial, 18(2), 121-133.
Mello, F. C. M., Silva, J. L., Oliveira, W. A., Prado, R. R., Malta, D. C., & Silva, M. A. I. (2017). The practice of bullying among Brazilian schoolchildren and associated factors, National School Health Survey 2015. Ciência e Saúde Coletiva, 22(9), 2939-2948. https://doi.org/10.1590/1413-81232017229.12762017
Moore, B., Woodcock, S., & Dudley, D. (2019). Developing wellbeing through a randomised controlled trial of a martial arts based intervention: an alternative to the anti-bullying approach. International Journal Environmental Research Public Health, 16(81), 12-18. https://doi.org/10.3390/ijerph16010081
Oliveira, W. A., Silva, J. L., Fernandez, J. E. R., Santos, M. A., Caravita, S. C. S., & Silva, M. A. I. (2020). Family interactions and the involvement of adolescents in bullying situations from a bioecological perspective. Estudos de Psicologia, 37, e180094. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e180094
Olweus, D. (1993). Bullying at school. Blackwell Publishing.
Olweus, D., Solberg, M. E., & Breivik, K. (2020). Long-term school-level effects of the Olweus Bullying Prevention Program (OBPP). Scandinavian Journal of Psychology, 61, 108-116. https://doi.org/10.1111/sjop.12486
Ortega-Barón, J., Buelga, S., Ayllón, E., Martínez-Ferrer, B., & Cava, M. J. (2019). Effects of Intervention Program Prev@cib on traditional bullying and cyberbullying. International Journal Environmental Research Public Health, 16(527), 2-13. https://doi.org/10.3390/ijerph16040527
Pereira, V. R., Coimbra, V. C. C., Cardoso, C. S., Oliveira, N. A., Vieira, A. C. G, Nobre, M. O., & Nino, M. E. L. (2016). Metodologias participativas em pesquisa com crianças: abordagens criativas e inovadoras. Revista Gaúcha de Enfermagem, 37, e67908. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.esp.67908
Presidência da República (Brasil). (2015). Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Diário Oficial da União. https://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-13-185-de-6-de-novembro-de-2015-30174702
Presidência da República (Brasil). (2018). Lei nº 13.663, de 14 de maio de 2018. Altera o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Brasil. Diário Oficial da União. http://www2.camara.leg.br/legin/fed/ lei/2018/lei-13663-14-maio-2018-786678-publicacaooriginal-155555-pl.html
Riekert, K. A., Ockene, J. K., & Pbert, L. (Eds.). (2014). The handbook of health behavior change. Spring. (Original work published 1990)
Santana, J. P., & Avanzo, J. R. (2014). Infância e direitos: o uso de metodologias participativas em contexto de acolhimento institucional. Revista Subjetividades, 14(2), 306-318.
Seligman, M. E. P. (2002). Authentic happiness: using the new Positive Psychology to realize your potential for lasting fulfillment. Nicholas Brealey Publishing.
Seligman, M. E. P., & Csikszentmihalyi, M. (2000). Positive Psychology: an introduction. American Psychologist, 55(1), 5-14. https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.5
Seligman, M. E. P., Steen, T. A., Park, N., & Peterson, C. (2005). Positive Psychology progress: empirical validation of interventions. American Psychologist, 60, 410-421. https://doi.org/10.1037/0003-066x.60.5.410
Senkevics, A. S., & Carvalho, M. P. (2015). Home, street, school: gender and schooling in urban popular sectors. Cadernos de Pesquisa, 45(158), 944-968. https://doi.org/10.1590/198053143364
Shaughnessy, J. J., Zechmeister, E. B., & Zechmeister, J. S. (2012). Research methods in psychology (9th ed.). McGraw Hill.
Silva, B. R. V., Silva, A. O., Passos, M. H. P., Soares, F. C., Valença, P. A. M., Menezes, V. A., Colares, V., & Santos, C. F. B. F. (2018). Negative self-perceived health associated with school violence in adolescents. Ciência e Saúde Coletiva, 23(9), 2909-2916. https://doi.org/10.1590/1413-81232018239.12962018
Silva, C. R., Veiga, F., Pinto, E. S., & Ribas, A. (2017). Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 5, 28-32. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2189
Silva, J. L., Oliveira, W. A., Carlos, D. M., Lizzi, E. A. S., Rosário, R., & Silva, M. A. I. (2018). Intervention in social skills and bullying. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(3), 1150-1156. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0151
Smith, P. K. (2011). Why interventions to reduce bullying and violence in schools may (or may not) succeed: comments on this special section. International Journal of Behavioral Development, 35(5), 419-423. https://doi.org/10.1177/0165025411407459
Smith, P. K. (2014). Understanding school bullying: its nature and prevention strategies. Sage.
Smith, P. K. (2019). Introduction. In P. K. Smith (Ed.), Making an impact on school bullying: interventions and recommendations (pp. 1-22). Routledge.
Smith, P. K., Sundaram, S., Sandhu, D., Blaya, C., Schäfer, M., & Spears, B. (2018). Introduction. In P. K. Smith, S. Sundaram, B. A. Spears, C. Blaya, M. Schäfer, & D. Sandhu (Eds.), Bullying, cyberbullying and student well-being in schools: comparing European, Australian and Indian perspectives (pp. 3-25). Cambridge University. https://doi.org/10.1017/9781316987384
Snyder, C. R., & Lopes, S. J. (2009). Psicologia positiva: uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Artmed.
Squassoni, C. E., & Matsukura, T. S. (2014). Adaptação transcultural da versão portuguesa Social Support Appraisals para o Brasil. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 1-10. https://doi.org/10.1590/S0102-79722014000100009
Yang, C., Sharkey, J. D., Reed, L. A., Chen, C., & Dowdy, E. (2018). Bullying victimization and student engagement in elementary, middle, and high schools: moderating role of school climate. Social Psychology Quarterly, 33(1), 54-64. https://doi.org/10.1037/spq0000250
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Grazielli FERNANDES , Débora Dalbosco DELL’AGLIO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.