O PAPEL DO PROJETO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Resumo
Como resultado da política educacional da década de 70, a PUCCAMP experimentou, e também todo o ensino superior privado brasileiro, uma grande evolução que pode ser demonstrada pelo crescimento no número de matrículas: cerca de 8.302 em 1973, para 18.424 alunos em 1983 1.
Referências
(1) COELHO, Eduardo José Pereira et alii. A Universidade e a construção de seu próprio projeto: a continuidade da experiência da PUCCAMP. Painel integrado apresentado na III Conferência Brasileira de Educação, em Niterói, de 12 a 15 de outubro de 1984, p. 6-7.
(2) Idem, ibid., p. 6.
(3) Idem, p. 7.
(4) ABEPEC. A proposta da ABEPEC. ln: MELO, José Marques de. ( org. ). Ideologia e poder no ensino da Comu0nicação. São Paulo, Cortez & Moraes: INTERCOM, 1979, p. 75.
(5) Dados referentes ao primeiro semestre de 1985.
(6) Esta estimativa não leva em consideração os alunos do 19 ano, em número de 170, aproximadamente. Calculamos o percentual de crescimento baseando-nos somente nos números de matriculados de 39 e 49 anos, pois no curriculo anterior o
aluno só fazia a opções pela habilitação no final do 29 ano do Curso.
(7) DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA. IAC/PUCCAMP, Subsidias para o Projeto Pedagógico, documento de novembro de 1981, p. 23-26. Neste momento, vigorava o curriculo com base na Resolução 03/78 do Conselho Federal de Educação, sendo considerados o 39 e 49 anos como ciclo profissionalizante.
(8) EQUIPE DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA/VICE-REITORIA ACADÊMICA DA PUCCAMP. Caracterização do aluno da PUCCAMP; relatório final da 1 ª fase, junho de 1983.
(9) BORGNETH, Luis Sérgio (ed.). Campinas: o maior mercado do interior paulista. ln: Meio & Mensagem, nº 118 ( Informe Especial n9 18 ), 1ª quinzena de dezembro de 1983, p. 19.
(10) ____ . Interior de São Paulo: onde a crise passa ao largo. ln: Meio & Mensagem, nº 118 ( Informe Especial n9 18 ), 1ª quinzena de dezembro de 1983, p. 3.
( 11 ) _____ . Consumo dos meios no interior não deve nada à Grande São Paulo 1 n: Meio & Mensagem, nº 118 (informe Especial nº 18) , 1ª quinzena de dezembro de 1983, p. 12.
(12) 1 dem, ibid., p. 12.
(13) Idem, p. 14.
(14) GONÇALVES, Gilberto. O conservadorismo campineiro expresso através de seu jornalismo. ln: MELO, José Marques de & GALVAO, Waldimas ( org. ). Jornalismo no Brasil contemporâneo. São Paulo, Departamento de Jornalismo e Editoração, Escola de Comunicações e Artes/USP, 1984, p. 181-182.
(15) BORGNETH , Luís Sérgio (ed.). Consumo dos meios no interior nada deve à Grande São Paulo. ln: Meio & Mensagem, nº 118 ( Informe Especial nº 18 ), 1ª quinzena de dezembro de 1983, p. 14.
(16) CIBER -COMUNIDADE IBERO-AMERICANA DE PUBLICIDADE. Recomendaciones basicas para la implantación, perfeccionamiento y coordinación de la enseiianza de la publicidad en los paises iberoamericanos. Documento final do Comitê
Diretivo Comunitário, de 27 de abril de 1979, em Caracas.
(17) SILVA, Carlos Eduardo Lins da. No meio do caminho: qual o principal obstáculo à melhoria do curso de Jornalismo no país? Folha de S. Paulo, 05-08-1984, Folhetim, p. 5.
(18) Idem, ibid., p. 5.
(19) DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA. IAC/PUCCAMP.
Documento de alteração curricular no Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, setembro de 1984, p. 61. Os demais objetivos da Agência Experimental de Propaganda são: a) possibilitar aos alunos a execução de atividades práticas nas áreas e setores da publicidade e propaganda ( Atendimento, Planejamento, Pesquisa, M(dia, Criação, Tráfego, Produção Gráfica e Produção em RTVC ); b) oferecer assessoria e prestação de serviços da área para a Universidade e seus diversos setores e Unidades.
(20) LAGE, Nilson. A briga pelo novo currículo. 1 n: Revista de Comunicação, nº 2, maio de 1985, p. 8.