A TV DE PAPEL

Autores

  • Adolpho Queiroz

Resumo

Quando você sintoniza um canal de televisão no Brasil, certamente estará vendo duas tevês: uma de luz e som, penetrando imediatamente no seu convívio, e outra, de papel, composta pelas informações escritas, lidas e apreendidas em jornais, revistas, livros e publicações dirigidas, que dão o tom conceituai e indutor ao seu gesto de sintonizar um programa e uma emissora determinados.

Referências

(1) Síntese da Economia Brasileira, editada pela Confederação Nacional do Comércio, em março de 19B5.

Vendas de TV em cores em 1984 ( em milhares de unidades ).

janeiro, fevereiro e março·....................... 297

abril, maio e junho ................................. 271

julho, agosto e setembro ......................... 3ra outubro, novembro e dezembro .............. 388 ........... Total: 1.240.

Em 1983 exportamos para 21 países. Principais compradores: Argentina, Colômbia, Venezuela e Chile. Valores exportados em 1983: US$18.944.197.

(2) ADORNO, T. W. "Prolog zum Fernsehen". ln: Neun Kritische Modelle, Frankfurt am Main, Suhrkamp Verlag, 1963, p. 69-80 ( Tradução de Gabriel Cohn ).

(3) BIANCHI, Cláudio A. & DAHLGREEN, Peter. Informação, legitimação e produção do significado. Universidade de Estocolmo, Suécia, tradução do autor.

(4) SEARA, Luiz González. "La televisión y su concurrencia con los demãs medias de comunicación de masas". 1 n: Revista Espaiiola de la opinión publica, n° 9, 1967, p. 45-65, Madrid, Espanha.

(5) PIGNATARI, Décio. A signagem da televisão. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1984.

(6) BARTHES, Roland. Mitologias. Lisboa, Portugal, Editora Difusão Européia do Livro, 1972.

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Publicado

1985-07-30

Edição

Seção

ARTIGOS