A TV DE PAPEL
Resumo
Quando você sintoniza um canal de televisão no Brasil, certamente estará vendo duas tevês: uma de luz e som, penetrando imediatamente no seu convívio, e outra, de papel, composta pelas informações escritas, lidas e apreendidas em jornais, revistas, livros e publicações dirigidas, que dão o tom conceituai e indutor ao seu gesto de sintonizar um programa e uma emissora determinados.
Referências
(1) Síntese da Economia Brasileira, editada pela Confederação Nacional do Comércio, em março de 19B5.
Vendas de TV em cores em 1984 ( em milhares de unidades ).
janeiro, fevereiro e março·....................... 297
abril, maio e junho ................................. 271
julho, agosto e setembro ......................... 3ra outubro, novembro e dezembro .............. 388 ........... Total: 1.240.
Em 1983 exportamos para 21 países. Principais compradores: Argentina, Colômbia, Venezuela e Chile. Valores exportados em 1983: US$18.944.197.
(2) ADORNO, T. W. "Prolog zum Fernsehen". ln: Neun Kritische Modelle, Frankfurt am Main, Suhrkamp Verlag, 1963, p. 69-80 ( Tradução de Gabriel Cohn ).
(3) BIANCHI, Cláudio A. & DAHLGREEN, Peter. Informação, legitimação e produção do significado. Universidade de Estocolmo, Suécia, tradução do autor.
(4) SEARA, Luiz González. "La televisión y su concurrencia con los demãs medias de comunicación de masas". 1 n: Revista Espaiiola de la opinión publica, n° 9, 1967, p. 45-65, Madrid, Espanha.
(5) PIGNATARI, Décio. A signagem da televisão. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1984.
(6) BARTHES, Roland. Mitologias. Lisboa, Portugal, Editora Difusão Européia do Livro, 1972.