O NOVO CURRÍCULO MÍNIMO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Francisco Assis M. Fernandes

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo estudar a gênese e desenvolvimento do ensino superior da comunicação no Brasil, com base nos diversos pareceres que regulamentam os currículos mínimos. Analisa as diferentes fases por que passaram os cursos superiores de comunicação a partir de 1943. Apresenta uma visão de conjunto dos precedentes do Parecer 480 e da Resolução 02/84 do Conselho Federal de Educação, que modificam o currículo mínimo implantado com a Resolução 03/7 8. Assinala os passos para a elaboração do currículo a ser implantado a partir de 1985, que visa ir ao encontro das reivindicações de profissionais, professores e estudantes, num prisma de realidade brasileira. A comunicação, afirma a UNESCO, é uma condição "sine qua non" para o desenvolvimento de um país, cujo ensino deve ser emancipado de pressões e interesses alienígenas, contrários à cultura de nosso povo. A problemática da comunicação não deve ser discutida apenas em fases de elaboração de currículo, mas deve ser uma preocupação permanente em nossas universidades, voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão ( Comunicarte publica, no final desta edição, em Pesquisa e Documentação, a integra da Resolução nº 02/84 do Conselho Federal de Educação).

Referências

AMARAL, Roberto. "A formação básica de um comunicador social voltado para a realidade brasileira". ln: V Encontro Latino-americano sobre a formação básica do profissional de comunicação. UNESCO-SP, São Paulo, abril de 1977.

BORDENAVE, Juan E. Diaz. Além dos meios e mensagens. Petrópolis, Vozes, 1983.

G RUBE R, Frederick. Antropologia da educação. Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1963.

LITTLEJOHN, Stephen W. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro, Zahar, 1982. "

MARASCH IN, Jaci. "Questionamento teórico: o provisório e a utopia". ln: MELO, José Marques de (coord.). Ideologia e poder no ensino da comunicação. São Paulo, Cortez & Moraes, Intercom, 1979.

MELO, José Marques de (coord.). Ideologia e poder do ensino da comunicação. São Paulo, Cortez &Moraes/lntercom, 1979.

VIEIRA, Edvaldo Amaro. "Poder e Educação". ln: Educação & Sociedade. São Paulo, 1978, p. 93 - 96.

XIFRA-HERAS, Jorge. A informação: análise de uma liberdade frustrada. Rio de Janeiro, Luz/EDUSP, 1975.

Downloads

Publicado

1984-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS