A CRISE ECONÔMICA E A PROPAGANDA NO BRASIL
Resumo
A queda do crescimento econômico, o ritmo acelerado da inflação e o aumento das taxas de juros provocaram o endividamento
das empresas brasileiras e menor redistribuição da renda nacional. A média, per capita, dos investimentos publicitários colocou o Brasil em 359 lugar em 1980. O fantasma do desemprego, por sua vez, levou o pessimismo aos consumidores, que passaram a comprar apenas o essencial. Ampliou-se, por isso, a responsabilidade da propaganda, que, preocupandose com o social, está informando com rigorosa precisão e honestidade, enquanto as empresas, por outro lado, adotaram estratégias mercadológicas e de comunicação mais coerentes com a realidade, para conseguirem vender.
Referências
As desventuras do desenvolvimento. ln Receita Brasil, Editora Abril, São Paulo, 1978 ( páginas 65/66 ) .
Investimento publicitário. ln Anuário da Associação Brasileira de Agências de Propaganda, ABAP. São Paulo, 1981 ( páginas 173/194).
Novos caminhos para as multis. ln Meio & Mensagem, Editora PI Publicações lnformativas Ltda., São Paulo, 1 ª quinzena de fevereiro de 1982 ( páginas 4 a 7 ).
Os caminhos da propaganda na recessão, ln Briefing, Editora Logus, São Paulo, abril de 1981 ( páginas 18/31 ).
Ele está mudando, ln Meio & Mensagem. PI Publicações Informativas Ltda., São Paulo, 1ª quinzena de dezembro de 1981 ( página 19 ).
Os caminhos da propaganda na recessão, ln Briefing, Editora Logus, São Paulo, abril de 1981 ( páginas 18/31 ).
Está acontecendo alguma coisa nova e não sabemos o que é..., ln Briefing, Editora Logus, São Paulo, maio de 1981 ( páginas 48/49).