DE AQUARELA ATÉ A CARA DO BRASIL

UM DISCURSO POLIFÔNICO

Autores

  • Maria Inês GHILARDI-LUCENA

Palavras-chave:

Discurso, Polifonia, Música, Brasil

Resumo

O estudo de letras de música sobre o Brasil dos anos 30 aos 90 do século XX possibilita-nos traçar um perfil do(s) sujeito(s) ali inscrito(s) e visualizar um retrato do país. O discurso polifónico conta a história da nação sob a ótica do povo, dos governantes e dos compositores.

Referências

ABRIL CULTURAL, Getúlio Vargas. Edição Histórica. São Paulo: Abril, s.d. BARBI, S.H. A teoria polifônica de Ducrot e a análise do discurso. Revista de

estudos da linguagem. v.8, n.1, Belo Horizonte: UFMG, 1999.

BRAIT, B. As vozes bakhtinianas e o diálogo inconcluso. BARROS, D.L.P. de e FIORIN, J.L. (orgs.) Dialogismo, polifonia e intertextualidade. São Paulo: EDUSP, 1994.

COURTINE, J-J. O chapéu de Clémentis. Observações sobre a memória e o esquecimento na enunciação do discurso político . INDURSKY, F. e FERREIRA, M.C.L. (orgs.) Os múltiplos territórios da Análise do Discurso. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1999.

SEVERIANO, J. e MELLO, Z.H. de. A canção no tempo. 85 anos de músicas brasileiras. v. 1: 1901-1957, São Paulo: Editora 34, 1998.

Downloads

Publicado

2002-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS