PINTURA E ENTORNO

EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Marcos RIZOLLI

Palavras-chave:

Pintura, Suporte Pictórico, Ação Expressiva

Resumo

Este texto está construído a partir de uma preocupação que se inscreve na lógica da ação pictórica no mundo da contemporaneidade. Recortes descritivos e, portanto, desprovidos de conclusões teóricas - senão informativas, indicarão campos da pesquisa visual que apontam para uma retomada dos vínculos expressivos entre natureza e criação artística. Se, no processo civilizatório, abstraímo-nos do cosmos, podemos perceber e identificar um movimento recursivo, como uma volta (ainda que futura) aos valores primordiais da expressão humana.

Referências

ARAÚJO, O. T. Partes do Todo. São Paulo: Galeria São Paulo, 1987.

MALEVICH. Citado no catálogo Conceptual art and conceptual aspects. New York: Cultural Center, 1970.

PEIRCE, Ch. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva 1977.

PRETTE, M. C. e DeGiorgis, A. La Storia Dell'Arte. Firenze: Giunti, 2001.

RIZZOLI, M. A tela recortada, in Revista de Arte nº 2 Campinas: PUCCAMP, 1988.

WILSON, S. Tale Gallery An Illustred Companion. London: Tate Press,1994.

Downloads

Publicado

2002-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS