PINTURA E ENTORNO
EXPERIÊNCIAS
Palavras-chave:
Pintura, Suporte Pictórico, Ação ExpressivaResumo
Este texto está construído a partir de uma preocupação que se inscreve na lógica da ação pictórica no mundo da contemporaneidade. Recortes descritivos e, portanto, desprovidos de conclusões teóricas - senão informativas, indicarão campos da pesquisa visual que apontam para uma retomada dos vínculos expressivos entre natureza e criação artística. Se, no processo civilizatório, abstraímo-nos do cosmos, podemos perceber e identificar um movimento recursivo, como uma volta (ainda que futura) aos valores primordiais da expressão humana.
Referências
ARAÚJO, O. T. Partes do Todo. São Paulo: Galeria São Paulo, 1987.
MALEVICH. Citado no catálogo Conceptual art and conceptual aspects. New York: Cultural Center, 1970.
PEIRCE, Ch. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva 1977.
PRETTE, M. C. e DeGiorgis, A. La Storia Dell'Arte. Firenze: Giunti, 2001.
RIZZOLI, M. A tela recortada, in Revista de Arte nº 2 Campinas: PUCCAMP, 1988.
WILSON, S. Tale Gallery An Illustred Companion. London: Tate Press,1994.