OS SIGNOS MÍTICO-SAGRADOS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
Palavras-chave:
Mítico-sagrado, Ciência, Meios de comunicação de massaResumo
O estudo parte da hipótese de que os veículos de comunicação de massa, que informam as descobertas e invenções cientificas em nome do conhecimento cientifico-racional, empregam signos que representam o mundo mítico-sagrado (que se expressam de forma misteriosa e mágica), criando no telespectador ou leitor um imaginário que dá continuidade às visões mítico-sagradas. Estabelece-se aí um paradoxo, pois, na divulgação cientifica apresentada em nome do conhecimento cientifico-racional, há uma continuidade dos signos mítico-sagrados e estes, por sua vez, sustentam um imaginário, no qual o produto apresentado em nome da ciência gera uma visão coletiva ingênua e "encantada", fazendo parecer que a ciência possui o poder de explicar e solucionar os problemas. Esses signos sustentam-se, sobretudo, em função do referencial arquetípico proveniente do imaginário mítico-sagrado presente na cultura humana.
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