A PRESENÇA HUMANA EM "O GABINETE DO DR. CALIGARI" E "NOSFERATU"
Palavras-chave:
Cinema, Expressionismo, AlemanhaResumo
Este artigo objetiva analisar aspectos de duas obras cinematográficas do chamado cinema expressionista alemão: "O Gabinete do Dr. Caligari" e "Nosferatu ". Inicialmente, a idéia é fazer uma sucinta explanação sobre o movimento artístico conhecido como Expressionismo, contextualizando-o no cenário europeu do começo do século XX" e situando, no universo das artes, a existência de uma cinematografia expressionista alemã , que foi de grande importância para o desenvolvimento da história do cinema. Num segundo momento, será feita uma breve análise de cada filme, procurando detectar em sua composição a presença de elementos expressionistas, as diferenças entre estes em cada um, de acordo com o enfoque proposto por seus autores/realizadores. A conclusão consistirá em uma visão da importância da presença humana no cinema e de como ela é elaborada em cada um dos filmes analisados.
Referências
BAZIN, André, O Cinema -Ensaios, São Paulo: Brasiliense, 1991.
CONY, Carlos Heitor, Caligari Desvenda a Alemanha. ln LABAKI, Amir (org.) Folha Conta 100 anos de Cinema, Rio de Janeiro: Imago, 1995.
KRACAUER, Siegfried, De Caligari a Hitler,Rio de Janeiro: Jorge Zahar, s/d. MERTEN, Luiz Carlos, "Quando o Cinema Vampiriza o Próprio Cinema". ln O Estado de São Paulo, 22/06/2000.
SHEPPARD, Richard, "O Expressionismo Alemão". ln BRADBURY, Malcom e McFARLANE, James, Modernismo - Guia Geral, Companhia das Letras, 1989.