A INFORMAÇÃO CIENTÍFICA NO NOTICIÁRIO

UM ESTUDO DOS MECANISMOS DE REFORMULAÇÃO LINGÜÍSTICA INFLUENTES NO DISCURSO JORNALÍSTICO DE DIVULGAÇÃO

Autores

  • Francisco Rolfsen BELDA

Resumo

Com a influência e os impactos que exercem nas esferas de interesse da sociedade, temas científicos têm sido projetados a posições estratégicas nos noticiários. Este trabalho propõe uma abordagem teórica do discurso jornalístico de divulgação científica baseada, sobretudo, nas Ciências da Linguagem, buscando contribuir para o estabelecimento de uma metodologia própria para o estudo desse objeto. A partir da caracterização de um campo jornalístico para a divulgação das ciências, é proposto um exame dos processos de reformulação lingüística empreendidos sobre o discurso de especialidade, considerando especialmente os mecanismos de substituição lexical e de narrativização incidentes no discurso jornalístico. Foi, portanto, objetivo deste estudo fornecer um instrumento de pesquisa capaz de indicar até que ponto os enunciados mediáticos mantêm precisão semântica ao se referirem a termos e conceitos de especialidade. 

Referências

CALDAS, Graça & MACEDO, Mônica. "A formação de jornalistas científicos no Brasil". Pesquisa Fapesp, São Paulo, n. 47, out.1999.

CENTRO INTERAMERICANO PARA LA PRODUCCIÓN DE MATERIAL EDUCATIVO Y CIENTÍFICO PARA LA PRENSA & ORGANIZACIÓN DE LOS ESTADOS AMERICANOS. Periodismo educativo y científico. Quito: Ed. CIESPAL, 1976.

JACOBI, Daniel. Textes et images de la vulgarisation scientifique. Berne: Lang, 1987.

JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. 17. ed. São Paulo: Cultrix, 2000.

LACEY, Hugh. Valores e atividade científica. São Paulo: Discurso Editorial, 1998.

LACEY, Hugh. "Ciência e democracia; ensaios sobre a realidade dos estudos científicos". Folha de S. Paulo, 09-02-2002, Jornal de Resenhas, p. 6.

LAGE, Nilson. Reportagem Especializada. ln: A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

LYONS, John. Lingua(gem) e lingüística: uma introdução. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 1987.

MEDINA, Cremilda. Profissão jornalista: responsabilidade social. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

NOBREGA, Maria do Socorro. Ciências e mídia: a difusão do conhecimento. São Paulo, Universidade de São Paulo, s/d. (Fichas didáticas).

Downloads

Publicado

2002-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS