CONHECIMENTO ESCOLAR

IDENTIDADE, SOCIEDADE E INTERDISCURSIVIDADE

Autores

  • Dulce Maria Pompêo de CAMARGO

Palavras-chave:

Interdiscursividade, Conhecimento escolar, Formação de professores

Resumo

As pesquisas realizadas em dois projetos (Inajá e Tucum) de formação de professores leigos e posseiros, colonos e índios da região centro-oeste do Brasil têm contribuído para nossa reflexão acerca da relação senso-comum e conhecimento cientifico, especialmente na área de Ciências Sociais. Com base em experiências vivenciadas aprendemos que esses saberes têm de ser trabalhados de forma a buscar por meio dos conjuntos de discursos os e.feitos das contradições ideológicas dos diferentes grupos sociais envolvidos nos projetos. Neste trabalho apresentamos, por meio da interdiscursividade, o processo educacional e a intenciona­lidade da ação .formadora que caracterizaram esses dois projetos de formação de professores leigos, que, ao abordarem .fronteiras culturais entre os diferentes grupos participantes, tornaram impossível aos sujeitos envolvidos pensarem a vida e o mundo da mesma forma que antes.

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Publicado

2002-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS