OUTRAS POSSIBILIDADES PARA O RÁDIO

Autores

  • Cláudia Regina LAHNI

Palavras-chave:

Rádio, Comunicação, Novas Tecnologias

Resumo

Neste trabalho, queremos refletir sobre outras possibilidades para o rádio, tanto de conteúdo como de formato, que proporcionem uma efetiva participação da população e uma ruptura quanto ao modelo predominante. Para isso, vamos lembrar passagens da história desse veículo de comunicação, ainda apontado como o mais abrangente e de maior penetração no País. Essas e outras características do rádio também serão ressaltadas, para indicar as possibilidades mencionadas. Apresentaremos, ainda, breve análise sobre a comunicação atual, marcada pelas novas tecnologias.

Referências

AMERICANO, Álvaro Eduardo Trigueiro. 87,9, a Universitária está no ar. Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999 (Dissertação de Mestrado).

BALAN, Willians Cerozzi e outros. O rádio digital avança no interior de São Paulo. In:

BIANCO, Nélia R. Dei & MOREIRA, Sônia Virgínia (org.). Rádio no Brasil - Tendências e perspectivas. Coleção GT's Intercom, nº 8, Rio de Janeiro, Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade de Brasília, 1999.

BIANCO, Nélia Rodrigues Dei. FM no Brasil 1970-79: crescimento incentivado pelo regime militai'. Revista "Comunicação & Sociedade", Imesp, São Paulo, Ano XII, nº 20, 1993.

CALDAS, Graça. Uma rádio para os trabalhadores. Comunicação & Sociedade, Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, nº 28, 1997.

CARMO, Ivete Cardoso do. A televisão como transmissora da ideologia do Estado. Comunicarte, Instituto de Artes, Comunicações e Turismo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP), nº 20, 1995/1996.

COSTA, Cristina. Arte: resistências e rupturas - Ensaios de arte pós-clássica. São Paulo: Moderna, 1998.

ERBOLATO, Mário. Dicionário de propaganda e jornalismo. Campinas: Papims, 1985.

FOLHA DE S.PAULO. Manual geral da redação. São Paulo, 1987.

HAOULI, Janete E!. Rádio arte e paisagens sonoras. Palestra ministrada aos alunos de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas (SP), 13 de maio de 1999.

LAHNI, Cláudia. Rádios livres e comunitárias: democracia no ar. Jornalis­mo - Revista de Estudos, Curso de Jornalismo, IACT, PUC-Campinas (SP), nº2, junho de 1999.

MOREIRA, Sônia Virgínia. Rádio palanque. Rio de Janeiro: Mil Palavras, 1998.

ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio - Os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. 3 ed., São Paulo: Summus Editorial, 1985.

ROCHA, Renata Fernandes. Rádio Espírito Santo: 60 anos de história. Trabalho apresentado no VIII Simpósio da Pesquisa em Comunicação da Região Sudeste (Sipec ), Grupo de Trabalho Jornalismo, Vitória (ES), 2001.

SANTOS, Maria Salett Tauk. Rádio no Brasil: o discurso da modernização

sem mudança. Cadernos Intercom n.8, São Paulo, 1985.

TAVARES, Reynaldo C. Histórias que o Rádio Não Contou - Do Galena ao Digital, desvendando a Radiodifusão no Brasil e no Mundo. São Paulo: Negócio, 1997.

TORRES, João Batista. "Rádio no escuro": a busca de mais formas de participação. Cadernos Intercom, nº 8, S. Paulo, 1985.

Downloads

Publicado

2002-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS