O BOLETIM DA PASTORAL NA "ZONA" DE CAMPINAS

Autores

  • Bruno FUSER

Palavras-chave:

Igreja, Prostituição, Jornalismo Comu­nitário

Resumo

A ação da Pastoral da Mulher Marginalizada de Campinas, centrada no bairro Jardim Itatinga, uma das maiores "zonas" de prostituição da América Latina, é caracterizada pelo resgate da cidadania e a busca de inserção da mulher prostituída no meio social de modo crítico, atuante e transformador. Transcendendo a ação assistencial - que também é realizada, por meio de cursos profissionalizan­tes -, as irmãs da Congregação do Bom Pastor procuram abordar a prostituição segundo o enfoque de que a mulher é vítima da sociedade, por não ter outra alternativa de sobrevivência. Na produção do informativo Cinta Liga - com o apoio da disciplina Jornalismo Sindical e Comunitário, da PUC-Campinas - a Pastoral repete o comportamento apontado por pesquisadores, segundo os quais o autoritarismo da Igreja Católica acaba reproduzindo os modelos da comunicação de massa, embora com um conteúdo diferenciado.

Referências

AGUIAR, MARCELINO & VEDOVATTO. Jomalismo de Interior -Espaço Mídia. Campinas, 1994. Projeto experimental no curso de Jornalismo da Puccamp. [mímeo.]

BUENO, Wi;son. "A importância da imprensa comunitária no interior paulista". ln: Estudos sobre Imprensa Comunitária. Cadernos de Jornalismo e Editoração, nº 11, São Paulo, Escola de Comunicações e Artes/USP, 1979.

CEPROMM -Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada. "Estatuto". Campinas, 1997 [mímeo]

COGO, Denise. No m: .. uma rádio popular. São Paulo, ECA/USP, 1994. [diss. de mestr.]

FACULDADE DE TEOLOGIA N.S. DA ASSUNÇÃO. A prostituição em debate. Campinas: Paulinas, 1986.

FERREIRA, Maria Nazareth. "Comunicação Sindical em Época de Crise". ln: Simpósios em Comunicações e Artes, nº 1 O. São Paulo, ECA/USP, 1992.

FUSER, Bruno. Políticas de comunicação no governo Erundina: do agitprop ao Jack Palance. São Paulo, ECA/USP, 1991. [diss. mestr.]

FUSER, Bruno. "Limites da comunicação sindical no Brasil". ln: FERREIRA, Maria Nazareth. O Impasse da Comunicação Sindical: de processo interativo a transmissora de mensagens. São Paulo: CEBELA, 1995.

FUSER, Bruno. A comunicação conservadora dos Metalúrgicos do ABC. São Paulo, Escola de Comunicações e Artes/USP, 1998. Tese de dout.

NUNES, Alesse F. e outros. Jornal comunitário: alcance e limitações. Um estudo de caso. Campinas, PUC-Campinas, 1998. [mímeo.]

ROHNER, Teodoro Helmut. Prostituição e Libertação da Mulher: Pastoral da Mulher Marginalizada: subsídios para a formaçc7o de agentes. Petrópolis: Vozes, 1987.

SERVIÇO À MULHER MARGINALIZADA - SMM. Pastoral da Mulher Marginalizada. São Paulo, s/d [mímeo.]

SOARES, Ismar de Oliveira. "Boletins Diocesanos Católicos: Veículos de Comunicação a Serviço dos Marginalizados". Em: Melo, José Marques de (coord.). Comunicação e classes subalternas. São Paulo: Cortez, 1980.

Downloads

Publicado

2002-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS