POESIA: O BÁLSAMO CRIATIVO

Autores

  • Denise BRAGOTTO

Palavras-chave:

Expressão poética, Criatividade, Saúde mental

Resumo

Este artigo traça considerações sobre o desenvolvimento da expressão poética como uso pessoal da linguagem capaz de promover a originalidade, a criatividade e a saúde mental. Os textos poéticos resgatam o sensível dos signos e requerem uma percepção mais apurada da realidade, possibilitando novas reflexões e observações, ampliando a consciência e per mitindo a percepção da dimensão significativa da existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGOTTO, D. Escola d e Poetas: em busca do cidadão criativo. Campinas: Komedi, 2003.

BRAGOTTO, D. Decolagem. Limeira: Ed. Revista Cidade, 1995.

BRAGOTTO, D. Programa experimental para o des envolviment o da expressão poética em adolescentes. Instituto de Psicologia, IP. PUC-Campinas, 1994 (Dissertação de Mestrado).

BRITO, J. D. Por que Escrevo? SP: Escrituras, 1999.

BUZZI. Introdução ao Pensar: O Ser, O conhecimento, A Linguagem. Petrópolis: Vozes, 2000.

DOWKER, A. Rhyme and alliteration in poems elicited fro m young children. Journal of Child language, fev. 16 (1 ), 1989.

FREUD, S. Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1906.

GUERRA, E .E.E. O Poema e a Leitura do Mundo. Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de

Mesquita Filho. Campus de S.J. do Rio Preto, 1983 (Dissertação de Mestrado).

GUSDORF, G. A Fala. Porto: Despertar, 1970.

HERNANDEZ, C. Creatividad y Pro ducion Artística. Encuentro Internacional de Creatividade. Universidade de Carabobo. Valência, Venezuela, 1990.

JUNG, C.G. O Espírito na Arte e na Ciência. Petrópolis: Voze, 1987.

PENNAC, D. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

RILKE, R. M Cartas a um Jovem Poeta. SP: Ed. G lobo, 1995.

SHALEV, A.C. Artistic Creativity across the adult life span: An alternative approach. Interchange, 17 (4), 1986.

Downloads

Publicado

2004-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS