CONCEPÇÕES SOBRE O FUNDAMENTO ÉTICO DA VERDADE FACTUAL NO JORNÁL E NA ASSESSORIA DE IMPRENSA

Autores

  • Marcel CHEIDA

Resumo

A idéia de verdade factual no jornalismo é predominante nas redações, as quais consideram inexistir a possibilidade de as assessorias de imprensa, de modo geral, exercer as técnicas jornalísticas sob a esfera da credibilidade. Em que pese o sindicato da categoria entender que a assessoria de imprensa compõe o quadro de atividades profissionais do jornalista, nem sempre isso é aceito pela categoria.

Referências

ABBAGNANO, v. "Dicionário de Filosofia". Mestre Jou, São Paulo, 1982.

MEYER, Philip. "A Ética no Jornalismo". Forense Universitária R. J., 1989.

ABRAMO, Cláudio et lii. "Seminário de Jornalismo - Folha de São Paulo". F.S.P., São Paulo, 1986.

JAHR Garcia, N. "O que é Propaganda Ideológica". Brasiliense, São Paulo, 1982.

VAZOUEZ, A. S. "Ética". Civilização Brasileira, R.J., 1984.

VALENTE, C. e Nori, Walter. "Portas Abertas". Best Seller, S.P., 1990.

JOHNSON, Paul. "A Imprensa Brasileira é Ética?" Jornal da Tarde, São Paulo, 24/03/1993.

Downloads

Publicado

1993-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS