MERCADO TURÍSTICO BRASILEIRO NA EUROPA

Autores

  • Isval Marques de PINHO

Resumo

A Europa recebe do Brasil um turista de elite, mas este segmento tem apresentado crescimento muito pequeno nos últimos ano's. Os segmentos mais promissores (jovens, negócios e férias com atividades específicas) não tem tido um tratamento adequado e, conseqüentemente, outros pólos turísticos têm ganho maior participação no mercado. Só em 1993, viagens aos EUA aumentaram 25% enquanto o número de viagens para a Europa está estagnado no mesmo patamar há 3 anos.
A Europa corre um sério risco de perder sua participação no mercado turístico brasileiro (mais de US$ 1 bilhão anuais) pelo envelhecimento de seus visitantes preferenciais e pela obsolescência de seus produtos turísticos. As organizações turísticas devem se preocupar em se adequar às novas necessidades de uma demanda crescente e tornar o velho continente mais acessível. 

Referências

Conjuntura Turística - Publicação da ABA V Nacional ( 1992)

World Travei & Tourism Council (1993)

World Travei & Tourism Council: Brasil Viagens e Turismo (1994)

Survey on Brazilian travellers to Europe - European Travel Commission (1993).

Downloads

Publicado

1994-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS